Balanço da 2ª Mesa de Negociação Salarial da Dataprev 2011/12

Nesta quarta-feira (27), em Brasília, ocorreu a 2ª Mesa de Negociação Salarial 2011/2012 da Dataprev. Sobre a rodada, a Coordenação Nacional de Campanha Salarial dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Dataprev 2011/2012 informa o que segue abaixo:

Concursos

Tendo em vista que a transparência na gestão pública deve ser um princípio, preliminarmente, a Coordenação de Campanha dos Trabalhadores da Dataprev cobrou da empresa resposta aos OF.028 e 047, que fazem questionamentos sobre o Concurso realizado em 2010.

Depois disso, foi divulgada a realização de novo concurso para o ano de 2011, o que vai na contramão da transparência nas negociações, principalmente tendo em vista que os questionamentos não foram respondidos conforme acordado.

Após estas argumentações, ficou agendada reunião para o dia 17 de maio de 2011, em Brasília, às 10h, oportunidade em que a Empresa se comprometeu em responder aos questionamentos referentes ao concurso de 2010.

PLR 2011 a ser paga em 2012

A representação das trabalhadoras e trabalhadores manifestou o imediato interesse na assinatura do PPLR 2011, uma vez que a maioria das assembléias estaduais aprovou a proposta negociada – 100% (cem por cento) linear com o SAF.

A empresa se comprometeu que no prazo de 15 (quinze) dias encaminhará a proposta de Acordo do PPLR 2011.

PLR 2010 a ser paga em 2011

Os representantes dos trabalhadores cobrou a data para efetivação do pagamento, uma vez que o balanço teve resultado positivo e até o presente momento a empresa não se manifestou sobre a data de pagamento.

Campanha Salarial 2011/2012

Foi acordada a renovação de 26 (vinte e seis) cláusulas do ACT vigente. Na cláusula 7ª, foi acatada a reivindicação da categoria.

Questões econômicas

A Empresa registrou que, em decorrência de mudanças na composição MPOG/DEST, não houve condições de apresentar nesta 2ª reunião a proposta econômica – que diz respeito às reivindicações de Reajuste Salarial e Auxílio Alimentação –, para avaliação do conjunto das trabalhadoras e trabalhadores.

A Dataprev apresentou contraproposta às reivindicações nas cláusulas: 1ª, 2ª; 3ª, 4ª ; 5ª; 9ª, 10ª e 14ª, 18ª, 20ª, 23ª, 26ª,27ª, 28ª, 31ª, 33ª; 36ª, 42ª, 55ª, 57ª, 58ª e 60ª.

A Dataprev propõe manter sem alterações o constante no ACT Vigente, mas sem acatar as proposições dos trabalhadores nas cláusulas: 3ª, 12ª, 19ª, 21ª, 40ª, 47ª e 61ª.

Apesar das argumentações da Representação das Trabalhadoras e Trabalhadores, a empresa não acatou as seguintes reivindicações de cláusulas novas: Cesta Básica, Auxílio Pós-Graduação e 02 Empregados em Cargo de Direção.

A Dataprev está analisando as seguintes reivindicações:

– Cláusula 11ª – Pagamento Salarial;

– Cláusula 16ª  – Reajuste Salarial;

– Cláusula 22ª – Auxílio Alimentação;

– Cláusula 25ª – Licenças;

– Cláusula 48ª – Exame Médico;

– Cláusula 51ª – Saúde;

– e as cláusulas novas ‘Auxílio Óculos e Atestados Médicos’, ‘Folgas Legais’ e ‘Dia do Profissional do Informática’.

A Coordenação Nacional de Campanha Salarial 2011/2012 das Trabalhadoras e Trabalhadores da Dataprev ratificou, em mesa, as resoluções aprovadas na Plenária Nacional que visam garantir a manutenção de direitos históricos e buscar a ampliação destes direitos.

A Coordenação Nacional indica que as entidades estaduais filiadas realizem assembléias informativas para repassar para os trabalhadores e trabalhadoras essas informações da 2ª Reunião de Negociação.

Nova mesa

A 3ª rodada de negociações da Campanha Salarial 2011/2012 está agendada para o dia 18 de maio, nas dependências da Empresa, em Brasília, às 10h.

Clique aqui e leia a ata