Lideranças sindicais e de base podem participar de programa de Formação da CUT-RJ

O Departamento de Formação do Sindpd-RJ integra o Coletivo de Formação da CUT-RJ, representado pelas diretoras Angela e Rozângela e pela analista de formação do Sindicato. Em parceria com os demais sindicatos membros do coletivo, a nossa entidade está empenhada na realização do Curso Organização e Representação Sindical de Base ORSB, por considerar um importante instrumento para a atuação de nossas lideranças na base da categoria, em seus locais de trabalho.

O curso de ORSB é uma das prioridades estratégicas do Plano Nacional de Formação de Dirigentes da CUT e um dos instrumentos para fortalecer o Projeto Sindical, bem como ampliar a representação sindical da Central nos locais de trabalho.

Com o objetivo de propiciar a realização de formação para dirigentes que já estejam atuando nos sindicatos e na criação de novas lideranças, o curso é destinado a dirigentes de sindicatos e federações filiados(as) à CUT, e oposições sindicais reconhecidas pela CUT-RJ.

Cada turma terá em média quarenta participantes, entre dirigentes liberados e da base, representantes de CIPA’s, Organizações por Locais de Trabalho (OLTs), delegacias/seções sindicais, comissões de fábrica, comitês de empresa/núcleos de órgãos e integrantes de oposições sindicais CUTistas.

Neste ano a CUT-RJ desenvolverá seis turmas/cursos de ORSBs (Organização e Representação Sindical de Base) em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro. O programa terá cinco módulos de dois dias, conforme carga horária, metodologia e cronograma definidos pela PNFD/SNF/CUT 2010/2011.

Nos ORSBs do Rio de Janeiro, serão realizados três módulos em três meses sequenciais, e os outros dois serão definidos após o terceiro módulo. Com isso, somam-se cinco, conforme PNFD/SNF/CUT, com carga horária de 16 horas cada módulo.

Os dirigentes sindicais e representantes de base ligados ao Sindpd-RJ que desejarem participar devem procurar o Departamento de Formação formacao@sindpdrj.org.brtelefone: 2516-2620 ramal: 226 – das 8 às 19 horas

Confira a agenda e a grade dos módulos:

*TURMA REGIÃO SERRANA

Local: Petrópolis/RJ

MÓDULO 1: 24, 25/6 – SEXTA/SÁBADO – DAS 09:00 ÀS 17:00

MÓDULO 2: 22, 23/7 – SEXTA/SÁBADO – DAS 09:00 ÁS 17:00

MÓDULO 3: 26, 27/8 – SEXTA/SÁBADO – DAS 09:00 ÀS 17:00

*TURMA REGIÃO BAIXADA FLUMINENSE

local: Sindipetro/Caxias e Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense

MÓDULO 1: 24, 25/6 – SEXTA/SÁBADO – DAS 09:00 ÀS 17:00

MÓDULO 2: 22, 23/7 – SEXTA/SÁBADO – DAS 09:00 ÁS 17:00

MÓDULO 3: 26, 27/8 – SEXTA/SÁBADO – DAS 09:00 ÀS 17:00

Eixos temáticos e conteúdos dos módulos:

·         Módulo 1> História das lutas dos(as) trabalhadores(as) e e organização da sociedade brasileira

·         Módulo 2> História da CUT, sua concepção, princípios, estrutura e estratégia

·         Módulo 3> Organização e Representação Sindical no Local de Trabalho /Produção

Programa do Módulo 1

I – Desigualdade e Exclusão Social: Marca da Formação da Sociedade Brasileira

·         O Colonialismo, eis o início de tudo

·         A exploração do trabalho e da vida do índio e do negro: A exclusão como prática

·         A persistência da exclusão

·         As raízes do passado na cultura política da sociedade brasileira

II – Momentos de Ruptura Política e Participação Popular

·         Indepêndencia do Brasil

·         Abolição da Escravidão

·         Proclamação da República

·         Estratégias de Participação Popular

·         Trabalho e Relações Sociais

III – História da Classe Trabalhadora no Brasil

·         Revolução Industrial e a Classe Trabalhadora

·         A formação da classe trabalhadora no Brasil e as primeiras lutas: Escravos, libertos e imigrantes

·         A primeira fase da industrialização brasileira, a classe operária e suas organizações
As lutas e as organizações operárias

·         A revolução de 1930, o “Estado Novo” e o sindicalismo diante da estrutura sindical corporativista

·         Expansão Industrial, urbanização, sindicatos e a luta dos trabalhadores no campo e na cidade

·         O significado do Golpe Civil-Militar de 64

Despesas:

·         Alimentação no curso – custeada pelos sindicatos e CUT-RJ, sendo 50% do custeio pago pela CUT-RJ, e 50% como contrapartida dos sindicatos participantes.

·         As despesas com lanche na viagem e transporte (combustível, passagens) serão pagos pelas entidades que indicarem participantes, e os comprovantes apresentados no dia do curso, como contrapartida. A CUT-RJ custeará alimentação, logística, material didático, despesas dos educadores.

Informações:

·         Departamento de Formação – formacao@sindpdrj.org.brtel: 2516-2620 ramal: 226 – das 8 às 19 horas