4ª Mesa: Serpro apresenta proposta de reajuste salarial

O Serpro apresentou, na quinta-feira (16), os índices de reajuste salarial. De acordo com a proposta, a empresa reajustaria os salários dos trabalhadores e trabalhadores em 6,51%. O aumento seria repassado em duas partes: reajuste linear de 3,255% sobre a tabela salarial de abril de 2011 e a ser pago em maio 2011; e, sobre os salários de outubro de 2011 e a ser pago em novembro de 2011, o percentual complementar para que se atinja o reajuste total de 6,51%. Esse índice incidirá sobre todas as cláusulas econômicas.

A proposta econômica apresentada pelo Serpro não atende os anseios da categoria. Aliás, a proposta sequer repõe o período inflacionário, tratando-se, na verdade, de uma afronta aos trabalhadores e trabalhadoras. Quanto ao parcelamento do reajuste, desde já a representação repudia veementemente.

Confira a ata da 4ª Mesa

O posicionamento da empresa é contraditório à atual conjuntura econômica do País, especialmente considerando a previsão de crescimento do PIB de 5% para 2011, o aumento da arrecadação e também à orientação da presidenta Dilma Roussef, que afirmou que o corte dos gastos não significaria arrocho salarial. Constatamos que esse índice é pior do que o apresentado na Campanha Salarial 2009/2011, ápice da crise econômica internacional.

Durante a 4ª mesa, a Fenadados repudiou a atitude do Sindppd-RS, Sindados-BA, Sindpd-SC E Sindtic-SE em recorrer ao Judiciário, ajuizando Dissídio Coletivo, enquanto ainda está em pleno andamento a Campanha Salarial  2011. A Campanha liderada pela Fenadados foi legal, democrática e politicamente organizada a partir da discussão e participação efetiva, em assembleias estaduais, dos trabalhadores e trabalhadoras.

O caso da Bahia é mais grave, pois a decisão de entrar com o Dissídio não foi deliberada em assembleia e nem sequer tratada pela diretoria do Sindados-BA, conforme informou para a Fenadados os companheiros da direção do sindicato baiano: Luis Carlos França, Celso de Araújo Lopes Filho, Benedito Evangelista de Jesus Júnior, Adriana Pedroso Vaz, Vera Lúcia Braga Pimentel, Antônio Augusto Mimoso, Estela dos Santos Almeida e Antônio José Viera. Esses dirigentes priorizam o processo negocial.

Muito embora a Fenadados respeite a liberdade de escolha dos sindicatos de base, não admite o desrespeito desses sindicatos com a maioria absoluta dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o País. A Fenadados considera a postura do Sindppd-RS, Sindados-BA, Sindpd-SC e Sindtic-SE antidemocrática e inapropriada para o momento difícil das negociações, servindo apenas para dividir mais uma vez o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras e contribuindo para aumentar a desigualdade da correlação de forças entre o trabalho e o capital. A Fenadados lamenta que essas entidades sindicais ignorem a negociação em curso e priorizem seu projeto político-partidário em detrimento do interesse da categoria.

Outras cláusulas também foram tratadas durante a 4ª Mesa do Serpro.

Confira a ata da 4ª Mesa e veja todos os itens negociadoshttp://Sindpdrj.org.br/Download/Serpro/ata_4a_mesa.pdf.