Seminário discute o futuro da Datamec e a preservação dos postos de trabalho

Começou hoje (14/07), na sede do Sindpd-RJ, o Seminário Nacional em Defesa da Datamec e dos Postos de Trabalho. A realização do evento é um trabalho conjunto de várias entidades representativas dos trabalhadores: CUT, CGTB, Feittinf, Fenadados,  Sindpd-RJ, Sindados-BA, Sindados-MG, Sindpd-SP e Sindpd-DF.

Compuseram a mesa de abertura do evento o presidente da Fenadados Carlos Alberto Valadares (Gandola), o gerente operacional da Datamec Celso Ícaro, o Diretor Tesoureiro da CUT-RJ Lima, Aloysio Munhoz e o representante da CGTB e da Feittinf Paulo. O coordenador do Sindpd-RJ Sergio da Silva Barros (Serjão) foi o mediador dos debates.

Na primeira etapa dos trabalhos, foi traçado um resumo da conjuntura que levou a Datamec à atual situação. Lima lembrou das lutas do movimento sindical contra as privatizações. Serjão lembrou que a Datamec já esteve na lista de empresas a serem extintas, mas está aí até hoje, sobrevivendo. Para ele ainda há possibilidade de resguardar a empresa e os empregos.

Durante os debates que se sucederam, várias propostas foram levantadas para que se chegue a uma estratégia de lutas que preserve os postos de trabalho. “A prioridade é a garantia de manutenção dos empregos”, afirmou Gandola.

Durante o dia de amanhã os participantes do seminário elaborarão propostas de ação positiva referentes à Campanha Nacional em Defesa da Datamec e dos Empregos e será elaborado o relatório final do Seminário.

O objetivo das representações nessa luta é encontrar soluções para o impacto causado pela perda do contrato do Ministério do Trabalho e Emprego relativo ao processamento do Seguro-Desemprego, que a Datamec perdeu para a Dataprev.