7ª mesa: Dataprev decepciona

A Dataprev decepciona mais uma vez os trabalhadores e trabalhadoras. Logo no início da 7ª Mesa da Campanha Salarial 2011/12, a Dataprev se recusou em renovar o Pré-Acordo até a assinatura de novo Acordo Coletivo de Trabalho. O Pré-Acordo assinado em março de 2011 expirava no próximo dia 30, e sua renovação é essencial para dar continuidade às negociações.

Confira a ata da 7ª mesa da Dataprev

Para a recusa, a empresa alega que quer dar continuidade no processo negocial e por isso a Dataprev limitou a prorrogação do documento por mais trinta dias. Tal atitude demonstra o descaso da Dataprev para com o processo negocial, uma vez que demorou, nada mais nada menos, do que quatro meses para apresentar a sua proposta integral para a Pauta de Reivindicação dos Trabalhadores 2011. Uma vez que a proposta apresentada pela empresa não atende as expectativas do conjunto dos trabalhadores, a prorrogação por somente mais 30 dias sinaliza que a intenção da empresa é romper o processo negocial.

Por esta razão, nesta mesa, a Representação dos Trabalhadores da Dataprev DESAUTORIZOU formalmente a empresa de ingressar com Dissídio Coletivo de Natureza Econômica e também não apresentou o resultado das assembléias que votaram a contraproposta apresentada pela empresa na 6ª mesa de negociação, que ocorreu dia 18 em Brasília.

Como a empresa só aceitou a prorrogação por mais 30 dias, o momento exige que os trabalhadores e trabalhadoras tenham mais cautela no processo de negociação para que não sejam surpreendidos com atitudes que quebrem a boa fé da negociação coletiva.

As negociações continuam! Portanto, os trabalhadores e trabalhadoras devem estar atentos para dar passos firmes em defesa dos seus direitos e reivindicações. Tranquilizamos os trabalhadores de que todo o Acordo Coletivo de Trabalho ainda está vigente, tendo em vista a continuidade do processo negocial.

7ª mesa

A 7ª Mesa da Campanha Salarial dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Dataprev  ocorreu na sede do SindPD, em São Paulo, nesta quinta-feira (28). Além dos membros da Coordenação de Campanha, a negociação teve a presença do presidente da Fenadados, Carlos Alberto Valadares Pereira (Gandola) e do consultor jurídico Marthius Sávio Lobato. Também participou da negociação o secretário de Relações do Trabalho da CUT Nacional, Messias Melo, e Antônio Fernandes Neto, presidente do SindPD.

Comando Nacional/Fenadados