Sindpd-RJ participa da audiência pública “Humanização das Perícias Médicas”

As diretoras Ivonete Truda e Vera Lúcia Martins representaram o Sindpd-RJ na audiência pública que discutiu a humanização das perícias médicas. A reunião ocorreu no dia 20 de setembro, em Brasília, no Congresso Nacional. Realizada por iniciativa do deputado Federal Vicentinho (PT-SP) que atendeu requerimento da CUT, a audiência discutiu uma das reivindicações históricas da Central.

A Humanização das Perícias Médicas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é uma reivindicação histórica da CUT, que visa resguardar os direitos dos trabalhadores como segurados, contribuintes do sistema, e reverter a lógica meramente securitária predominante no INSS, que coloca os trabalhadores adoecidos sob suspeição de fraude, imputando-lhes uma trajetória de humilhações em situações que requerem afastamento do trabalho, cessações de benefícios sem a devida recuperação dos trabalhadores, o não reconhecimento da relação de causalidade de inúmeras doenças com o trabalho, em especial as LER-DORT e doenças mentais que hoje ocorrem em dimensões epidêmicas e são os principais motivos de afastamento do trabalho.

A intenção do Deputado Vicentinho é criar um grupo de trabalho (GT) para estudar soluções para os problemas recorrentes nas perícias médicas realizadas pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Participariam deste GT, além da CUT, o Conselho Federal de Medicina, o INSS e outros atores.

Após os debates, a Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados se comprometeu trabalhar para tentar solucionar os problemas decorrentes das perícias médicas realizadas pelo INSS, tornando-a mais humana.