Sindpd-RJ participa de palestra sobre processo de transição do modelo de Previdência Complementar do Serpros

O coordenador do Sindpd-RJ André Guedes participou, ao lado do presidente da Fenadados Carlos Alberto Valadares (Gandola) e do assessor jurídico da Federação Marthius Sávio, e de representantes da ASPAS, no dia 28 de outubro, de palestra sobre o Processo de Transição do Modelo de Previdência Complementar do Serpros (Entidade Fechada de Previdência dos trabalhadores do Serpro). A palestra foi ministrada por Wanderley Freitas, consultor da Globalprev, consultoria responsável pelo processo.

O objetivo do encontro foi reunir dirigentes do Serpros e das entidades representativas dos trabalhadores para esclarecer o andamento e os próximos passos do Processo de Transição do PS-I, que teve início em 1998, com o fechamento para novas adesões, e o aprimoramento do plano PS-II.

Wanderley Freitas explicou que os Assistidos do PS-I não serão afetados pelo Saldamento, e que o processo objetiva a redução de problemas estruturais do plano e, consequentemente, reduzirá a obrigação futura. Deste modo, segundo ele, não haverá mais contribuição dos participantes ativos e a contrapartida da patrocinadora ao plano, durante a fase de diferimento do saldamento.

Na segunda parte da palestra o consultor destacou as principais mudanças no PS-II, ressaltando que as alterações propostas fazem com que o custo dos benefícios de risco sejam mais acessíveis, tornado o PS-II mais atrativo, não apenas para recepcionar os participantes saldados do PS-I, mas para todos os atuais e futuros participantes.

Finalizando, foi esclarecido o andamento do processo junto aos órgãos competentes com a sinalização de aprovação, ainda que informal, da STN (Secretaria do Tesouro Nacional) e do Dest (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), órgãos competentes e a divulgação prévia ao envio do processo à Previc que se dará nos próximos dias.

A representação dos trabalhadores acompanha atentamente o processo de transição do Modelo de previdência do Serpros, para que nada afete a aposentadoria dos trabalhadores e trabalhadoras do Serpro.

Com informações site do Serpros

[slideshow id=51 w=450 h=400]