Debates marcam o primeiro dia da Plenária da Fenadados

Ao longo do dia de hoje (09/03), foram realizadas mesas de debate sobre Conjuntura política e econômica, com esclarecimentos importantes dados pelo Dieese sobre as condições para a negociação salarial de 2012/2013. Foi aberto também espaço para que companheiros e companheiras que estão na militância há longa data, pudessem dar seu depoimento sobre a história do movimento sindical, sobretudo no setor de TI.

Marthius Sávio Lobato – assessor jurídico da Fenadados – fechou os trabalhos com uma abordagem interessante sobre Democracia, Política e Direito. Sávio demonstra em suas argumentações que a representatividade da Fendados não se dá por escolha política simplesmente. Ela é decorrente do que preconiza a Lei, com respaldo da maioria dos sindicatos e seus trabalhadores filiados.

Sávio esclareceu também sobre os motivos para propor apenas alterações em cláusulas econômicas na Pauta de Reivindicações da Dataprev, tendo em vista o dissídio coletivo. Ele considera que não é vantajoso para os trabalhadores denunciarem o dissídio, uma vez que todas as cláusulas sociais passaram a ter validade por quatro anos. Caso essas cláusulas entrem numa negociação, perdem esse caráter, o que não interessa ao trabalhador no caso de mais um impasse e possível dissídio. Ora, sendo assim, se alguém tiver que denunciar essas cláusulas, que seja a Empresa (assista à palestra e entenda melhor).

Acompanhe aqui todas as mesas da Plenária Nacional da Fenadados e saiba mais sobre o que foi debatido

[slideshow id=79 w=450 h=400]