Trabalhadores do Datasus estão mobilizados por melhores salários e condições de trabalho

Os trabalhadores do Datasus decidiram ontem (23), em assembleia, que irão participar de Ato no dia 1º de junho, na Rua México 128, junto com todos os servidores do Ministério da Saúde. No dia 12 de junho, às 11 horas, será realizada, no andar térreo do prédio ou na rua México, assembleia para decidir se os servidores do Datasus vão aderir, ou não, à greve geral convocada pela Condsef, a ser realizada em data que será divulgada pós a Plenária o dia 4 de junho. A assembleia reunirá todos os servidores federais do prédio, mesmo os filiados ao Sindsprev-RJ.

Prescrição Quinquenal

Durante a assembleia a diretora do Sindpd-RJ Edna Rosa informou os trabalhadores do Datasus sobre o andamento do processo de Prescrição Quinquenal. Edna relatou que houve uma reunião com a representante da Divisão de Gestão de Pessoas Fátima Matheus, sua assessora Denise, os servidores do Datasus Francisco Sampaio, Silvio Abdala, Jamil Candido, Cleber do antigo RH, o diretor do Sindpd-RJ André Pimentel e ela, onde ficou combinado que Fátima vai enviar um ofício à Coordenadora da CGESP, Heloisa Marcolino, indagando se ela vai autorizar  a regional do Rio de Janeiro a montar, e jogar no módulo, todos os processos em nível nacional, e que, segundo o servidor Cleber, Fátima se comprometeu a enviar, ainda esta semana, o processo e o ofício para CGESP.

Segundo Edna Rosa, a partir da próxima segunda feira, dia 28/05, o antigo Recursos Humanos do Datasus começará a montar os processos do Rio de Janeiro, já que serão individuais, enquanto espera a decisão da CGESP. É importante ressaltar que, de acordo com uma portaria editada em janeiro deste ano, a CGESP tem autonomia para pagar atrasados até R$ 70 mil reais, sendo que até R$30 mil reais, o processo é mais ágil. Portanto, os trabalhadores que tiverem direito a valores menores serão os primeiros a receberem quando o pagamento for autorizado. Os processos que preveem recebimentos a partir de R$70 mil reais terão que passar pela CONJUR do Ministério da Saúde.  Assim que houver autorização os valores individuais do passivo serão postados na intranet.

Plenária da Condsef

O diretor da Condsef Mauricio Scotelaro participou da assembleia dos trabalhadores do Datasus e informou como estão as negociações entre a Condsef e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).  Scotelaro falou sobre o ponto de vista das entidades que compõem a mesa de negociação sobre a tabela unificada que foi elaborada para todos os servidores públicos federais, dizendo o porque de não valer a pena lutar neste momento por um Plano ou Carreira Específica e convidando a todos para, após a Plenária da Condsef e ato em Brasília, dias 4 e 5 de junho, participarem da Greve Geral que deverá acontecer  em junho, em data a ser decidida nesta plenária.

[slideshow id=95 w=450 h=400]