Sindpd-RJ patrocina IV Fórum de Software Livre de Duque de Caxias – FSLDC 2012

A cidade de Duque de Caxias recebeu, no dia 30/06, pela quarta vez, na Unigranrio, o Fórum de Software livre de Duque de Caxias – o FSLDC 2012 , um dos maiores eventos de Software Livre do Rio de Janeiro. Este Fórum é usado como referência para a comunidade, que visa promover a utilização do Software Livre e incentiva a sua adoção no meio acadêmico e empresarial. O evento manteve a temática Tecnologia e Cultura Livre, apresentada por meio de palestras técnicas, painéis, minicursos e workshops, contando com a participação de alguns dos palestrantes que já passaram pelo Ciclo de Palestras do Sindpd-RJ nos encontros quinzenais realizados na sede do Sindicato.

Nesta quarta edição, o evento contou com o patrocínio do Sindpd-RJ, que defende o uso de Software Livre, promove o desenvolvimento colaborativo e incentiva os trabalhadores da área de TI a reforçar a filosofia Open Source.

Nerds de Batom

O Sindpd-RJ apresentou, durante o evento, o painel Nerds de Batom, no qual trabalhadoras da área de TI debateram assuntos sobre o mercado de trabalho para as mulheres na área de tecnologia; os preconceitos sofridos no início de sua carreira ou a diferença de salário, por serem mulheres; e maior qualidade no atendimento quando exercido por mulheres, devido à calma e paciência no ambiente de trabalho.

O painel contou com a presença das palestrantes Carol Souza, Eliane Domingos, Desiree Santos e Viviane Souza, e foi bem recebido pelo público durante a apresentação. As palestrantes ressaltaram que é importante dar valor às mulheres que atuam na área de TI, pois elas têm a mesma capacidade que os homens de atuar na área de tecnologia.

Para as mulheres da área que sofreram ou sofrem preconceitos, é importante buscar o Sindicato do seu estado, que tem como missão defender os trabalhadores e trabalhadores de tecnologia.

Nomes que já passaram pelo Ciclo de Palestras do Sindpd-RJ

Já passaram pelo Sindicato os seguintes palestrantes que participaram do Fórum:
• Desiree Santos, que apresentou sua palestra sob o tema “Introdução ao Arduino”. A palestra fala sobre o Hardware/Software que traz a robótica para o mundo do Open Source. Esta placa foi projetada com finalidades educativas e com o intuito de ajudar os designers e artistas a criar obras interativas sem ter muito conhecimento de eletrônica, e acabou chamando a atenção dos técnicos que começaram a aperfeiçoá-la e a criar aplicações mais complexas. A ideia básica de uso é introduzir sensores ou chaves nos conectores de entrada, e LEDs, displays, motores e outros dispositivos que possam ser acionados por linhas de códigos simplificadas;
• Ana Cristina Geyer apresentou sua palestra sob o tema “GCompris na recuperação da habilidade motora para uso do mouse em adultos”. O programa educativo GCompris, criado pelo francês Bruno Coudoin, é um software voltado para a educação de adultos e idosos ou aqueles que nunca tiveram acesso a um computador. O programa trabalha a coordenação motora e exercícios de lógica e raciocínio.

Para conhecer um pouco mais sobre o Ciclo de Palestras acesse: http://ciclodepalestras.sindpdrj.org.br.

Próximos eventos de Software Livre no Rio de Janeiro

GNUGRAF: O maior evento de Computação Gráfica Livre já tem data marcada e local de realização. Em sua quinta edição, o GNUGRAF será realizado nos dias 17 e 18 de agosto de 2012, no CEFET/RJ Maracanã. Em breve novas informações sobre o V GNUGRAF. Para quem ainda não conhece o GNUGRAF, ele é o primeiro evento de computação gráfica com software livre do Brasil. O evento é totalmente direcionado para profissionais da área de Áudio, Animação, Vídeo, Produção Gráfica e Design de Jogos.Uma das filosofias do GNUGRAF é dar a oportunidade aos profissionais dessas áreas, demostrarem seus trabalhos, interagir com o público e trocar experiências com outros profissionais. A estrutura do evento conta com 16 palestras e 12 minicursos ministrados em 2 dias tudo de graça para o público. Saiba mais em http://www.gnugraf.org/.

Hack’n Rio: Este evento é uma iniciativa da Comunidade de Software Livre do Rio de Janeiro, conhecida como SL-RJ em conjunto com suas comunidades amigas (http://softwarelivre-rj.org/comunidades). Apesar da palavra “hacker” atualmente estar associada a uma pessoa que explora falhas de segurança em computadores e tenta prejudicar outras pessoas, no sentido original da palavra ela designa alguém que sabe muito bem algum assunto. Por isso, o Hack’n Rio não é um encontro de usuários malignos de computador, mas sim de pessoas que conhecem muito bem computação, mais especificamente software livre, ou pessoas que estão buscando isto. Em 2012, a segunda edição do evento ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro de 2012, no Rio de Janeiro. Para mais informações acesse http://hacknrio.org/.