Mais uma empresa privada terá que corrigir enquadramento sindical distorcido

Desde 2010 a Elf Automação presta serviços à Justiça Federal, mas seu enquadramento sindical era no ramo de asseio e conservação. No final de 2011 o Sindpd-RJ tomou conhecimento da situação e visitou a empresa, levando a questão para debate, mas recebeu resposta evasiva.

Diante da postura da Elf, o Sindicato procurou a Justiça Federal, contratante da empresa, e levou a denúncia de enquadramento sindical distorcido. Depois de aproximadamente quatro meses de análise da questão, o setor jurídico da Justiça Federal do Rio de Janeiro deu parecer favorável ao reenquadramento dos funcionários da Elf ao Sindpd-RJ.

A empresa já foi comunicada da decisão e, segundo informações da própria Justiça Federal, o reenquadramento dos funcionários ao Sindpd-RJ, que é o sindicato correto, é pré-requisito para que o pedido de reajuste dos valores contratuais seja efetivado.

Agora o Sindpd-RJ vai convocar a direção da Elf para uma reunião que tratará do enquadramento e do pagamento, aos empregados, do passivo relativo a salários, auxílio alimentação e outros, uma vez que a Convenção Coletiva do nosso Sindicato prevê salários e benefícios mais altos que os previstos pelo Sindicato do Asseio e Conservação.