Campanha realiza testes gratuitos para detecção da hepatite C no MetrôRio

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à doença, estações Carioca e Pavuna do MetrôRio oferecem testes para diagnóstico, através da campanha “Hepatite C. Quebre o silêncio”, para pessoas entre 30e 59 anos ou que apresentem algum fator de risco para a doença

Números alarmantes demonstram o cenário de infecção pelo vírus da hepatite C no mundo: cerca de 90% dos infectados só a descobrem quando o problema já está muito avançado. No Brasil, a situação não é diferente, pois estimativas mostram que há aproximadamente três milhões de pessoas infectadas e a doença representa a principal causa de transplantes de fígado no país. Mundialmente, mais de 500 milhões de pessoas estão infectadas com os vírus das hepatites B ou C – um índice dez vezes maior do que o número de portadores do HIV/Aids.

Com o objetivo de frear esse processo silencioso, e em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, em 28 de julho, será realizada a campanha “Hepatite C. Quebre o silêncio”. O principal objetivo é rastrear a infecção pelo vírus da hepatite C por meio de testes rápidos, promovendo o diagnóstico precoce, fator crucial para o sucesso da terapia, já que o vírus pode permanecer por mais de 20 anos no organismo sem manifestar-se.

Criada pela Roche, a campanha com testes rápidos acontecerá, simultaneamente, em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE), na última semana de julho, para lembrar o impacto das hepatites na saúde brasileira. As ações integram o projeto Caravana da Hepatite C, que realiza continuamente diversas campanhas pelo Brasil incentivando o diagnóstico precoce.

No Rio de Janeiro, a campanha tem o apoio do MetrôRio e acontece nas estações Carioca, entre 23 e 27 de julho, e Pavuna, entre 30 de julho e 3 de agosto. Serão oferecidos testes para pessoas entre 30 e 59 anos e que apresentem fatores de risco para a doença (que fizeram cirurgias de grande porte, transfusão de sangue antes de 1992, profissionais de saúde e usuários de drogas). Todas as pessoas com teste positivo receberão orientações e serão encaminhados para acompanhamento com médicos especialistas. A campanha está ligada ao já consolidado programa Procura-C, iniciativa da Roche voltada à detecção do vírus da hepatite C.

.[Campanha “Hepatite C. Quebre o Silêncio” no Rio de Janeiro, na Estação Carioca [até 27 de julho],Estação Pavuna [30 de julho a 03 de agosto], das 9h às 17h].

A doença – O vírus HCV, causador desta forma da doença, é transmitido pelo contato com sangue contaminado. As formas mais comuns de contágio são o uso de agulhas e seringas compartilhadas e a manipulação de materiais contaminados que cortem ou perfurem a pele, como lâminas, bisturis e alicates.

Fatores de risco – Usuários e ex-usuários de drogas que compartilhavam agulhas ou instrumentos para uso de drogas inalatórias, ex-atletas que dividiam medicamentos com seus companheiros (como injeções de energéticos, vitaminas e outros), têm maiores chances de estarem com o vírus da hepatite C. Além disso, todas as pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1992, inclusive transplantados, podem estar infectadas. Antes dessa data, o sangue das doações não era analisado para detecção desta forma de hepatite.

Quanto mais precoce for o diagnóstico dos pacientes com hepatite C, maiores são as chances de cura com o tratamento adequado. Cerca de 20% dos infectados eliminam o vírus espontaneamente. Entre os 80% restantes, quase dois terços se recuperam se tratados corretamente. [www.quebreosilencio.com.br].

Fonte: Revista Fator

PublicaÇÕes relacionadas

Comentário Fechado.