Proderj: Governo adia Revisão do PCCS e realização de concurso público para 2013

Após meses aguardando agendamento de reunião para tratar do PCCS e de concurso, os trabalhadores do Proderj são surpreendidos com a notícia de que o governo adiou ambos os temas para 2013.

Mesmo com essa triste notícia, ainda fica a dúvida: vai ou não haver reunião? Em e-mail enviado às representações – clique aqui e leia o e-mail – o governo não sinaliza com negociação este ano. Foram quatro meses de enrolação, de descaso com a autarquia e um grande desrespeito com os trabalhadores. Ficou evidente que a intenção do governo sempre foi a de sucatear o Proderj, precarizar o trabalho dos servidores e abrir espaço para gastar muito dinheiro dos cofres públicos com as empresas “parceiras” do estado.

O governo Sérgio Cabral está superando aquele período que vivemos na época de Marcelo Alencar quando a política neoliberal de privatização e entrega de patrimônio público foi mais acentuada (década de 90). As OS's (Organizacões Socias) trabalhando na saúde e as PPP's (Parcerias Público Privada) em órgãos públicos são a marca deste governo desde o seu início em 2007. Sem falar no modelo de remuneração baseado em Gratificações (Desempenho, Meta, etc.) para a Educação e Segurança que acabam por manter o vencimento base desses profissionais ainda como um dos piores do Brasil e as condições de trabalho em nada melhoraram.

Em nosso setor de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação – a contratação de empresas privadas e terceirização de mão de obra para execução dos serviços nunca esteve tão elevada. Em algumas áreas no Proderj 90% dos técnicos são terceirizados e/ou quarteirizados, pois muitos são Pessoa Jurídica (PJ) (sem direito a férias remuneradas, 13º salário, FGTS, etc). Mas o pior é o legado que não ficará para o Proderj, pois hoje não temos número de servidores do quadro suficiente ou mesmo preparados para absorver o conhecimento e técnicas que estão sendo trazidas em ferramentas (sistemas) caras. Resultado disso é cada vez mais a dependência técnica e econômica com contratos longos ou aditivados (renovados ou incrementados) sem licitação pública conforme manda o figurino.

Não houve acesso ao documento (Processo E-12/1.969/2011) que trata da revisão do PCS, que se encontra na Seplag. A elaboração do Orçamento para 2013 será votada até o final deste ano e é necessário garantir investimento de recursos no Proderj para: a sede própria, o concurso público, um salário decente e qualificação profissional. Se não houver previsão para estes itens, o fim do Proderj estará muito próximo. Estes e outros assuntos serão debatidos na próxima assembleia. Compromisso de todos na defesa do Proderj!

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
DIA: 09 DE AGOSTO, ÀS 11 HORAS (no horário de nossas paralisações).

[slideshow id=118 w=450 h=400]