Servidores do Datasus rejeitam proposta do governo

Em assembleia realizada ontem (22/08) no Datasus-RJ, os servidores rejeitaram a proposta do governo de reajuste de 15,8% parcelado em três anos, com a primeira parcela paga em 2013, e as outras em 2014 e 2015.

Categoria quer reunião com coordenadoras do Nerj e Cgesp, além do diretor Gadelha
Os trabalhadores deliberaram ainda que seja agendada reunião entre o Sindpd-RJ e alguns servidores do Datasus com a coordenadora da Coordenação de Gestão de Pessoal do Ministério da Saúde (Cgesp) Heloísa Marcolino, a coordenadora do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (Nerj) Fátima Matheus e o diretor do Datasus Augusto Cesar Gadelha.

O objetivo da reunião é tratar dos desmandos e erros da Coordenadora do Nerj Fátima Matheus em relação ao Datasus, como o corte do ponto nas paralisações, corte de gratificações dos cedidos ao TRE e o envio do processo de Prescrição Quinquenal, para a Coordenação de Legislação de Pessoal (Colep), quando o assunto já estava autorizado pela Heloisa Marcolino para cálculo e pagamento. Com isso o processo acabou retornando para a Conjur do Ministério da Saúde, o que vai atrasar bastante o pagamento deste passivo que os servidores esperam há oito anos.

É importante lembrar que a coordenadora do Nerj fez uma reunião alguns meses atrás entre o Sindicato e alguns servidores, e havia combinado de somente pedir à Heloisa Marcolino a autorização para o Nerj colocar este passivo no Módulo Exercícios Anteriores para todos os servidores do Datasus, incluindo todos o núcleos regionais. Suas atitudes, no entanto, demonstram que ela parece estar sempre querendo prejudicar os servidores do Datasus, e não mede esforços para isto.

Demais deliberações
Outra deliberação que ocorreu na assembleia foi fazer uma moção de repúdio e enviar para o Nerj sobre o ocorrido no 7º andar, onde cortaram os fios do novo ponto eletrônico dando a impressão que foi algum servidor do Datasus, mas o fato é que os seguranças não pedem identificação de ninguém, deixando todos transitarem livremente nos andares, o que possibilita que qualquer pessoa possa ter feito isto.

Foi deliberado, também, que todos que estiveram na reunião do último dia 17/08 vão se reunir hoje (23/08), às 15 horas, no Datasus, para finalizar o documento do resumo desta reunião e enviar ao diretor Gadelha para que ele assine o documento, sinalizando que está de acordo e para que nada do que foi dito seja esquecido.