Datasus: Servidores realizam manifestação contra a terceirização

Os servidores do Datasus realizaram, ontem (13), manifestação contra o sucateamento do Departamento do SUS que vem ocorrendo ao longo dos anos, por alguns gestores.

Os trabalhadores manifestavam contra a terceirização elevada que o departamento de Informática do SUS, subordinado a CGESP (Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde), vem sofrendo ao longo dos anos, o que na avaliação da representação dos trabalhadores significa que há falta de segurança dos dados do departamento, que deveriam apenas ser manipulados pelo governo através de seus servidores públicos.

Descontos dos dias parados

Na manifestação, a representação dos trabalhadores abordou o tema relacionado aos descontos dos dias parados que o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (Nerj) descontou duas vezes o mesmo dia, o que está errado. Devido ao acordo feito com a CONDSEF o governo foi obrigado a devolver 50% dos dias parados no último dia 12/9, mas no Datasus-RJ somente foram devolvidos a terça parte e alguns servidores não receberam nada, devido aos constantes erros do NERJ.

O Sindicato ressaltou que a devolução do desconto duplicado poderia ser realizado através de depósito bancário, mas o Nerj ficou de realizar a devolução através da próxima folha de pagamento, o que poderá incindir na tabela do imposto de renda.