Um passo adiante na luta das trabalhadoras domésticas

A CUT-RJ promoveu, no dia 22/10, o Seminário Mulheres Cutistas na Luta Pela Ratificação da Convenção 189. A mesa do debate foi formada pela anfitriã Virgínia Berriel, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-RJ; por Benedita da Silva, deputada federal do Partido dos Trabalhadores; Gilberto Palmares, deputado estadual também do PT; Maria Noemi dos Santos, diretora do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas; e Rosana Souza, representando a CUT Nacional.

Durante quase quatro horas, foram enfocados assuntos de relevância para a categoria, tanto em relação aos inúmeros problemas vividos no seu cotidiano de trabalho  como no que se refere às mobilizações e iniciativas parlamentares visando a ampliação dos direitos da categoria.

Neste sentido, ganhou destaque no debate a luta pela ratificação da Convenção 189, da Organização Internacional do Trabalho, que estende às trabalhadoras domésticas todos os direitos e benefícios dos demais trabalhadores, e a PEC 478, que tramita na Câmara dos Deputados, cuja relatora é a deputada Benedita da Silva.

O Sindpd-RJ participou do evento, representado pela diretora Ivonete Truda, da Secretaria de Gênero. Na ocasião a diretora passou a integrar o Coletivo de Gênero da CUT-RJ.

Com informações da CUT-RJ