Evento debate o contraponto: Reparação Histórica x Ações Afirmativas

A Secretaria de Igualdade Racial do Sindpd-RJ realizou no sábado 27, o evento Reparação Histórica x Ações Afirmativas, com a presença de militantes do Movimento Negro do Rio e da Baixada Fluminense.

Aberto e gratuito, o evento contou com palestra de Eloi Ferreira, presidente da Fundação Palmares e ex-ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e do professor Yedo Ferreira, do Movimento pela Reparação. A Secretária de Igualdade Racial do Sindicato, Delfina de Souza, fez a mediação. A abertura foi feita pelo Secretário de Igualdade Racial da Fenadados, Luís Carlos Garcia (Mussula). As discussões giraram em torno dos conceitos “Reparação Histórica” e “Ações Afirmativas”.

Segundo Yedo Ferreira, a política de Ações Afirmativas não contempla a real reparação que o povo negro tem direito após séculos de escravidão e exclusão social. Para ele a questão de fundo é o projeto de Nação que queremos, ou seja, a reparação histórica passa pela luta ideológica para a conquista de um País onde o povo negro tenha papel protagonista.

Já Eloi Ferreira considera que a conquista de políticas afirmativas, tais como a implementação do Estatuto da Igualdade Racial e a Lei de Cotas para negros, é uma forma de iniciar um processo sustentável de reparação, inserindo a população negra nos espaços de poder.

Após as palestras a plenária iniciou um rico debate de ideias e projetos.

Acesse http://www.livestream.com/sindpdrj e assista vídeos do evento.