Sindpd-RJ conquista isonomia para demitidos da Sonda

A diretoria do Sindpd-RJ, através do coordenador Celio Stemback e do assessor jurídico Ricardo Basile conquistaram, através de negociação com a Sonda IT, reverter demissões solicitadas por trabalhadores que desconheciam seus reais direitos.

Entenda o caso

A Sonda IT mantinha contrato de terceirização com a Petrobras, sendo substituída pela Tivit, que venceu o contrato de licitação. Em agosto, quando o contrato chegou ao fim, foi celebrado Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) envolvendo o Sindpd-RJ e as duas empresas, que serviu, naquela época, para fazer a transferência, da melhor forma possível dos empregados que prestavam seus serviços à Petrobras, ou seja, os empregados da Sonda passaram para a Tivit.

Os problemas surgiram quando um grupo de cerca de 70 trabalhadores, de outro contrato, mas que igualmente estavam sendo transferidos da Sonda para a Tivit, procurou o Sindicato, denunciando que haviam recebido tratamento diferente ao dispensado aos que estavam protegidos pelo ACT.

O coordenador Celio Stemback imediatamente acionou o assessor jurídico e, juntos, receberam os trabalhadores, ouviram as reclamações e imediatamente oficiaram a empresa para que a situação fosse normalizada.

Após várias rodadas de negociação a Sonda reconheceu que havia erro no tratamento das demissões deste contrato específico, e apresentou proposta de acordo, no qual ela se compromete pagar as verbas rescisórias cabíveis até o dia 21 de novembro, efetuando as homologações entre os dias 26 e 30 do mesmo mês.

O Sindicato, diante disso, chamou os trabalhadores em assembleia, realizada no dia 13/11, quando foi deliberada, por unanimidade, a aprovação da proposta da empresa. Uma ata será lavrada e o documento servirá de base para um Acordo Coletivo de Trabalho específico, firmado pelo Sindpd-RJ e a Sonda, para esse grupo de trabalhadores.

O Sindicato e os trabalhadores reconhecem a atitude da empresa, que admitiu seu erro e deu tratamento isonômico a todos os envolvidos neste processo negocial.