Empresas encontram dificuldade para contratar profissionais de TI, diz IBGE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)divulgou nesta quinta-feira (13) um estudo que mostra as dificuldades das corporações brasileiras em recrutar profissionais de TI bem qualificados.

Ainda de acordo com o estudo, um terço das microempresas não consegue contratar funcionários para as vagas abertas. A maior dificuldade fica por conta do recrutamento de especialistas em desenvolvimento de sistemas.

A segunda área mais carente é a de infraestrutura. As empresas alegam que há barreiras de recrutamento de profissionais especializados em gestão de TI.

O custo de remuneração de especialistas em TI é a dificuldade mais assinalada pelas empresas com até 19 funcionários. Já nas corporações de grande porte a maior dificuldade é a falta de pessoas com conhecimento avançado em linguagens de programação.

Em comparação com o mercado de TI europeu, o Brasil conta, em média, com aproximadamente dois especialistas em TI/TIC em empresas com 10 ou mais funcionários. Na Europa este índice é de 3,2 colaboradores em empresas do mesmo porte.

Os participantes deste estudo enviaram os dados por meio de um sistema telefônico e o IBGE teve o ano de 2010 como base para a pesquisa. O documento completo, no formato PDF,pode ser acessado no site do Instituto.

Veja abaixo o gráfico do IBGE:

PublicaÇÕes relacionadas

Comentário Fechado.