Sindpd-RJ sedia Rails Girls no Rio de Janeiro

Nos dias 14 e 15 de dezembro o Sindpd-RJ sediou mais uma edição do Rails Girls, cujo objetivo é atrair e incentivar mulheres de todas as idades na área de desenvolvimento de software, fornecendo ferramentas e uma comunidade para que as mulheres entendam melhor a tecnologia e possam construir suas ideias, tornando, assim, a tecnologia mais acessível.

O projeto Rails Girls nasceu em 2010 na Finlândia, e hoje é um evento global com passagem por diversos lugares como Singapura, Alemanha, França, Estados Unidos e Austrália, entre outros.Aqui no Rio de Janeiro, a edição do Rails Girls ocorreu simultaneamente em Belo Horizonte (BH) e Kyoto, no Japão. O Projeto utiliza a linguagem open source Ruby On Rails, que facilita o aprendizado e aumenta a produtividade para construção de aplicações web, com estruturas pré-definidas. Exemplo de aplicações desenvolvidas durante o evento railsgirls.com/materials.

Sobre o Software Livre

A base da filosofia do software livre leva em consideração que o compartilhamento de conhecimento é uma forma privilegiada de interação social, que consegue produzir o comum, em comum, criando um ecossistema próprio que serve de base para a recriação incessante. Por isso, o Sindpd-RJ tem buscado, na gestão atual, a transformação do espaço do Sindicato em um polo de disseminação do conhecimento, através de projetos como o Ciclo de Palestras que busca a capacitação facilitada, para que não existam grandes barreiras na obtenção de postos de trabalho num mercado que exige cada vez mais especializações, utilizando a filosofia de software livre.

O Sindpd-RJ, através da diretora Neliana Soares, abriu o Rails Girls Rio relatando a importância deste encontro ocorrer no Sindicato, já que o mesmo incentiva tanto a presença das mulheres na área de TI quanto o uso de Software Livre. Neliana ressaltou, também, o Ciclo de Palestras que o Sindicato promove para os trabalhadores na área de TI, que defende o uso de Software Livre, promove o desenvolvimento colaborativo e incentiva os trabalhadores a reforçar a filosofia Open Source.

Desireé Santos, uma das organizadoras do Rails Girls Rio, comentou que o evento tem o estilo do Rio por oferecer um desenvolvimento colaborativo, agradeceu ao Sindpd-RJ por sediar o encontro, e ressaltou a importância do incentivo ao Software Livre que o Sindicato vem dando ao longo dos anos de 2011 e 2012, através do Ciclo de Palestras. Para conhecer um pouco mais sobre o Ciclo de Palestras acesse: ciclodepalestras.sindpdrj.org.br.

Veja o depoimento da organizadora do Rails Girls