Anistiados definem ações para 2013

COMUNICADO NACIONAL AOS ANISTIADOS/AS PELA LEI 8878/94

Companheiros e companheiras,

O ano de 2012 se finda e, mais uma vez, apesar de alguns avanços, nos encontramos no aguardo de resultados concretos que representem evolução efetiva na nossa luta.

As ações que empreendemos, ao longo de 2012, foram muitas e em diversas instâncias do Executivo Federal e do Congresso Nacional. Demonstram o nosso desejo de por fim às pendências, quer sejam estas de ordem econômica, quer se refiram às discriminações que nos estão sendo impostas nos nossos postos de trabalho desde que retornamos.

Agradecemos a incansável contribuição dos Representantes Estaduais de trabalhadores/as atingidos/as pela Lei 8878/94, bem como dos Sindicatos Locais, que com toda a destreza, buscaram viabilizar a disponibilização de pessoas em reuniões, encontros, audiência e outros eventos que trataram da nossa causa em 2012.

Apesar de não termos conseguido alcançar todos objetivos que pretendíamos atingir, ou melhor, de ter solucionado o que nos é devido, não desanimamos e nem deixaremos de acreditar que seremos, mais cedo do que pensamos e mesmo que em parte e não do todo, vencedores(as) naquilo que há muito reivindicamos.

Entre outros pontos, destacamos que estivemos recentemente reunidos com o Dr. Valdir, procurador do MPTb da 10ª Região, e pudemos identificar que no início de 2013, conforme consta da Ata da audiência pública ocorrida em novembro do corrente ano, ele tomará as medidas extra judiciais ou judiciais competentes para dar andamento ao que pleiteamos no IC 795/2008, particularmente no que diz respeito ao enquadramento salarial.

Reiteramos que pretendemos realizar, como um dos primeiros eventos de 2013, uma audiência pública na CEANISTI, comissão que trata de assuntos afetos a anistia. Neste fórum, desejamos buscar e colocar, da forma a mais coletiva possível, o elenco de insatisfações de trabalhadores/as anistiados/as pela Lei 8878/94, que vivem esse holocausto empregatício há mais de 20 anos.

O ano de 2013 exigirá de nós muita MOBILIZAÇÃO, CUMPLICIDADE e UNIÃO entre representantes de base e anistiandos/as, sindicatos locais e outros/as personagens que conosco se juntem para colaborar no sentido da VITÓRIA o mais rápido possível. Com este propósito, mobilizados e unidos não podemos pensar em outra possibilidade que não o EXITO.

Registramos a grande contribuição da FENADADOS, bem como da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal – CDHM e de parlamentares engajados na nossa luta. Temos a certeza de podermos continuar contando com a sua ajuda ao longo de 2013.

Agradecendo indiscriminadamente a contribuição de todos e a todas, aproveitamos a oportunidade para desejar-lhes um FELIZ NATAL e um 2013 repleto das realizações.

Assinam o presente

Rosa Maria M. de Barros                                                                  Telma Dantas
CNDAESP – Coordenacao Nacional                                Secretaria Geral da FENADADOS

Fonte: Fenadados