Centenas de trabalhadores da Tivit, que prestam serviço à Petrobras, atendem ao chamado do Sindicato e respondem à enquete sindical

Os trabalhadores da Tivit no Rio de Janeiro atenderam ao chamado do Sindpd-RJ e, centenas deles, responderam à enquete cujo objetivo é traçar um perfil da categoria.

Na apuração do questionário ficaram detectadas várias anomalias, tais como salários diferentes para atividades iguais e pacotes de benefícios insuficientes, com plano de saúde que desagrada à unanimidade dos que responderam à enquete, uma vez que é descontado um valor mensal e, além disso, a coparticipação em consultas e exames, gerando assim um desembolso muito alto para os trabalhadores.

Os trabalhadores aproveitaram a enquete para denunciar falta de elevador, que está em eterna manutenção, o que força pessoas de todas as idades, inclusive grávidas, a subir escadas. Além disso, já houve caso de acidente nas escadas. Como se não bastasse, a sala de repouso e o refeitório se encontram no último andar, ou seja, se alguém passar mal num andar baixo, terá que subir a escadaria para repousar. Pode? Será que a Petrobras tem ciência dessas ocorrências? Se tem, por que se calou até agora?

Diante desse resultado, a diretoria do Sindicato encaminhou correspondência eletrônica à empresa, solicitando a antecipação da reunião que estava agendada para março. Resta agora aguardar a boa vontade da direção da Tivit em agilizar os meios negociais, até porque a empresa corre o risco de perder profissionais preciosos ao manter uma postura intransigente.

(JM)