Assembleias na Dataprev esclarecem sobre PPLR, ponto Eletrônico, Ação Mérito 2003 e alertam sobre demissões

A diretoria do Sindpd-RJ realizou hoje (11/03), assembleia descentralizada com os trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev nos prédios da Álvaro Rodrigues e do Cosme Velho, para tratar da seguinte pauta:

• Mesa de negociação específica realizada no dia 6 de março
​• PPLR 2013
• Ação do RJ sobre Promoção por Mérito/2003

Ponto Eletrônico

Embora a Dataprev esteja tentando, a todo custo, implantar seu sistema de ponto eletrônico, ficou claro para os trabalhadores que a empresa não pode impor a sua vontade. Qualquer sistema de ponto terá que ser adotado somente quando houver concordância de ambas as partes (trabalhadores e empresa)

PPLR 2013

A Dataprev mais uma vez deixou para apresentar a sua proposta de distribuição dos resultados em cima da hora de enviar o documento ao DEST, o que provavelmente tornará impossível uma negociação decente. Isso vem acontecendo ano após ano! Somente a mobilização dos trabalhadores poderá cessar essa prática autoritária daempresa.

Ação Promoção por mérito 2003

O advogado do Sindicato Alexandre Fagundes informou aos trabalhadores e trabalhadoras que a Justiça já nomeou um perito para fazer os cálculos de 2003 a 2013. O Sindicato estuda a possibilidade de contratar um técnico para acompanhar a perícia, mas o advogado alerta que esse é um processo demorado. A expectativa do Sindicato é que todos os que trabalhavam na Dataprev em 2003 terão verbas a receber, inclusive os que fizeram acordo.

Negociações de temas específicos

Diante da ameaça de demissões, representações dos trabalhadores se negam a dar prosseguimento às mesas sobre temas específicos

Durante a assembleia os trabalhadores receberam informes sobre os acontecimentos ocorridos durante a mesa de negociação de temas específicos, realizada no dia 6 de março, quando a Dataprev se recusou a registrar, em ata, que não haveria demissões na empresa. Ao contrário, os representantes da empresa afirmaram que é normal que haja “movimentações pontuais”. Essa atitude, no entendimento da representação dos trabalhadores, indica a intenção da diretoria da Dataprev de retomar a política de demissões em massa.

Diante dessa postura da Dataprev, as representações dos trabalhadores interromperam as negociações sobre temas específicos, pois a empresa tem procurado tratar apenas de assuntos do seu interesse.

O resultado desse terrorismo da Dataprev é que os trabalhadores vivem clima de pânico diante da ameaça de demissões em massa. As Representações dos trabalhadores já procuraram o Ministério Do Trabalho para levar denúncia quanto às demissões e ao desrespeito à portaria sobre Ponto Eletrônico.

Nos dias 13 e 14 de março haverá atos nos prédios do Cosme Velho e da Álvaro Rodrigues contra as demissões.