Plenária 2013 – trabalhadores das particulares querem condições mínimas de trabalho

Os trabalhadores e trabalhadoras em empresas privadas de TIC debateram, durante a Plenária Nacional de Campanha Salarial da Fenadados, os eixos de lutas para que se alcancem as principais reivindicações da categoria.

A criação de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) nacional para regular a relação de trabalho nas empresas do setor, foi debatida na manhã de sábado (23), com a presença do representante da Fenainfo, Federação Nacional das Empresas de Informática, Márcio Girão, que falou sobre o interesse dos empresários em realizar um acordo coletivo nacional.

Durante o debate ficou clara a posição das representações dos trabalhadores: antes de se formalizar um ACT nacional é necessária a solução de alguns prolemas básicos, entre eles a valorização do profissional, a garantia de condições mínimas de trabalho e o respeito às Convenções Coletivas regionais.

“Em algumas empresas os trabalhadores vivem regime de escravidão, não têm direito nem de ir ao banheiro. Queremos antes de mais nada criar uma relação de confiança para resolver os problemas imediatos”, disse Cláudio Barbosa (Rochinha), que representou a Fenadados no debate.

Os delegados e delegadas aproveitaram o diálogo com a Fenainfo para listar os principais problemas vividos pelos trabalhadores nas empresas particulares.

Na segunda quinzena de abril será entregue à Fenainfo uma minuta de Acordo Coletivo de Trabalho Nacional, composto por cláusulas sociais. Antes de encaminhar o documento, que será elaborado pela Fenadados e os sindicatos regionais, a minuta será apresentada aos trabalhadores e trabalhadoras em assembleias, para aprovação da proposta.