18º CNPPD – delegados debatem agenda social, ambiente e saúde do trabalhador

Na manhã do 3º dia do Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras de TI, que se realiza em Búzios – RJ, os temas em foco foram Saúde e Meio Ambiente.

Vânia Viana, Assessora da Secretaria de Meio Ambiente da CUT Nacional, ressaltou que a qualidade de vida deve ser prioridade nas pautas de reivindicações da classe trabalhadora, e a categoria de TI tem papel fundamental nessa agenda. O tratamento do lixo eletrônico, por exemplo, é fundamental, uma vez que os componentes eletrônicos carregam metais pesados que contaminam o solo e a água, ou seja, seu descarte indevido é fatal para o meio ambiente.

 

Descartar o lixo corretamente é preservar a natureza e a saúde

É fundamental que cada um de nós tenha em mente que esses pequenos objetos tão presentes no nosso dia a dia, quando descartados no lixo comum, podem trazer enormes danos à natureza e à saúde. Classificadas como resíduos perigosos e compostos de metais pesados altamente tóxicos e não biodegradáveis, como cádmio, chumbo, mercúrio e outros, depois de utilizados, a maioria é jogada em lixos comuns e vai para aterros sanitários ou lixões a céu aberto. O vazamento de seus componentes tóxicos contamina o solo, os cursos d’água e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna. Através da cadeia alimentar essas substâncias chegam aos seres humanos, causando diversos males à saúde.

 

Assista entrevista com Vânia Viana, assessora da Secretaria de Meio Ambiente da CUT Nacional:

 

PublicaÇÕes relacionadas

Comentário Fechado.