Ameaças e desafios no Mundo do Trabalho

Na tarde do dia 12 de março os delegados e delegadas presentes à Plenária Nacional de Campanha Salarial da Fenadados assistiram ao painel Ameaças e Desafios no Mundo do Trabalho, que teve como palestrantes Miguel Pereira, da Contraf-CUT e Maria das Graças Costa, Secretária de Relações do Trabalho da CUT Nacional.

Miguel Pereira chamou atenção para a intenção clara das elites de expropriar direitos através de projetos de lei como o PL 4330, que pretende regulamentar a terceirização nos moldes mais interessantes para o patronato; e o PLS 87/2010, que também privilegia a terceirização, enfraquecendo a organização sindical.

Num momento em que avançam ideias conservadoras com apoio da mídia hegemônica e reacionária, é necessário que a classe trabalhadora se mobilize contra esses projetos e outros, embutidos no ajuste fiscal pretendido pelo governo, que reduz investimento público, do não reajustamento da tabela do Imposto de Renda e da alta rotatividade da mão de obra, que dificulta a valorização dos salários de mercado.

Maria das Graças Costa falou do dossiê “Terceirização e Desenvolvimento, uma conta que não fecha”, elaborado pela CUT em parceria com o Dieese.

Segundo o estudo, os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados no Brasil correspondiam, em 2013, a 26,8% do mercado formal, com salário médio 24,7% menor que o do trabalhador direto.

“A conjuntura atual é extremamente desafiadora, pois lutamos hoje não somente contra a terceirização e todo tipo de precarização do trabalho, mas também contra a homofobia, a intolerância religiosa, o racismo e várias outras questões que influenciam nas relações de trabalho”, afirma Maria das Graças, que acredita na união dos trabalhadores e trabalhadoras na luta para impedir esses retrocessos.

Assista abaixo ao vídeo gravado durante a Plenária da Fenadados.

PublicaÇÕes relacionadas

Comentário Fechado.