Meio Ambiente – mudar o modelo produtivo poluente é preciso

Secretário de Meio Ambiente da CUT, o agricultor familiar Jasseir Alves Fernandes falou do desenvolvimento sustentável, que trata da sustentação ambiental, mas também economicamente viável e socialmente justa.

A Secretaria Nacional de Meio Ambiente da CUT (SNMA), o Instituto Observatório Social e a Fundação Friedrich Ebert lançaram no final de outubro a cartilha “Desenvolvimento sustentável: o que nós, classe trabalhadora, temos a ver com isso?”. A publicação trata de negociações internacionais como a Convenção do Clima e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e analisa os contrastes brasileiros nos setores de energia, indústria e agricultura.

“Nós temos um modelo de produção poluente, e precisamos fazer uma transição justa para um modelo menos poluente. Para isso, é necessário que se dê condições para essa mudança” afirma Jasseir, que defende que o movimento sindical abrace essa causa.

A fala do Secretário de Meio Ambiente da CUT se deu durante a Plenária Nacional de Campanha Salarial 2015/2016, que reúne delegados e delegadas que representam os trabalhadores e trabalhadoras da Cobra Tecnologia, Datamec, Dataprev, Serpro e em Empresas Estaduais, Municipais e Particulares de TI. O objetivo do evento é definir as pautas de reivindicações que nortearão as negociações salariais deste ano; aprovar os eixos políticos e econômicos das campanhas; e deliberar sobre as coordenações de campanha de cada empresa.

Confira as propostas da CUT para o Meio Ambiente no vídeo abaixo: