PL 4330 – CUT organiza novas mobilizações

Diante do atual quadro de crise política que atravessa o País, a CUT irá realizar diversas mobilizações com movimentos sociais nos próximos meses. No dia 7 de abril, será realizada uma mobilização em defesa dos direitos trabalhistas e contra o PL 4330 das terceirizações, cuja votação está pautada para esse dia no Congresso Nacional.Também serão realizados atos, em todo o Brasil, no dia 1º de maio. Esses atos ganham enorme importância na conjuntura atual e devem ser massivos e organizados com os movimentos populares do 13 de março.

O 12º CONCUT, com suas assembleias de base, seminários preparatórios e os congressos estaduais, também faz parte da mobilização geral.

A CUT orienta as Direções Executivas das Estaduais a realizem reuniões, na próxima semana, para avaliar as mobilizações realizadas e discutir a organização de nossa Jornada de Lutas do período.

Para a CUT, o combate à crise se faz com crescimento econômico, mais empregos e salários, investimento público e ampliação de direitos, o que implica em mudar a atual política econômica. Por isso, a necessidade de manter e intensificar as mobilizações com a continuidade da Jornada de Lutas e com a pauta construída conjuntamente com os movimentos sociais.

PELA DEMOCRACIA

A CUT acertou ao convocar e realizar, junto com Centrais Sindicais e os movimentos sociais, o Dia Nacional de Lutas em 13 de março. O dia se constituiu num ponto de apoio para todos que querem defender os direitos trabalhistas, a democracia, a Petrobras, a Reforma Política e a democratização da comunicação contra as tentativas golpistas manipuladas pela grande mídia e pela direita.

Em todo o Brasil foram milhares de manifestantes em atos massivos e representativos em todas as capitais. Isso apesar das tentativas da mídia em desqualificar os atos, divulgando mentiras sobre militantes pagos, deformando a pauta e convocando abertamente uma mobilização para o dia 15 de março.

Foi levada às ruas a defesa da democracia, da Petrobras como patrimônio do povo brasileiro, dos direitos d@s trabalhador@s e da Caixa Econômica Federal 100% pública. As mobilizações defenderam ainda o combate à corrupção por meio da reforma política e fim do financiamento empresarial de campanha, a mudança da política econômica e se mostraram contrárias às MPs 664 e 665. O manifesto que expressou a pauta no dia 13 de março pode ser acessado AQUI.

DEFENDENDO O ATRASO

Já as manifestações do dia 15, que foram divulgadas intensamente pela mídia, apoiadas pelos partidos de oposição, pela burguesia e pela direita, que manipularam o legítimo apelo popular de combate à corrupção, para dirigi-lo contra o Governo Dilma e o PT, reuniram milhares de pessoas. Em São Paulo, em particular, catracas do metrô foram liberadas, trabalhadores foram pressionados pelos patrões para participar e houve até mudança do horário de jogo de futebol.

Essa manipulação permitiu que surgissem propostas antidemocráticas, tais como o impeachment, volta da ditadura militar, ódio e intolerância, racismo, machismo, homofobia, xenofobia, que todos os setores da sociedade comprometidos com a democracia devem combater.

É tarefa do trabalhador brasileiro impedir que a direita sorrateiramente amplie sua influência em favor do retrocesso, explorando o descontentamento que existe na sociedade.

Da CUT Nacional