Empregos do Serpro ameaçados

O Serpro terá que entregar até o próximo 25 de janeiro de 2016 um plano de redução das suas atividades. A determinação partiu do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e a previsão é que sejam fechadas oito das 12 regionais e escritórios nos Estados. A decisão pode representar um encolhimento brutal na participação do Serpro no mercado estatal de TI.

Além disso, está previsto enxugamento nas diretorias, com extinção dos cargos de superintendências e gerências vinculadas; extinção de gratificações variáveis dos trabalhadores (FCT); não realização de promoções em 2016; e redução da hora extra e do sobreaviso.

Os cortes propostos ao Serpro são baseados nos dados de um estudo tendencioso feito pelo Ministério da Fazenda. Este estudo considera apenas as despesas, sem demonstrar os ganhos para o País gerados pela estatal com sua prestação de serviços a diversos órgãos da Administração Federal. E tampouco cita a inadimplência dos clientes federais, que simplesmente não pagam pelos serviços executados e estão abrindo um rombo nas contas do Serpro. Também não avalia o impacto da ausência do Serpro no mercado de TI federal.

Diante desta tentativa de desmonte do Serpro, responsável por tantos avanços tecnológicos que melhoraram e muito a vida do cidadão brasileiro, a Fenadados convoca a toda a categoria para lutar em defesa de uma das principais empresas de TI da América Latina. Temos que mostrar o valor do nosso trabalho para o Brasil, mostrar que o desmonte do Serpro só atende a interesses privados, podendo até mesmo aumentar os gastos com serviços de TI que hoje são prestados com excelência pelo Serpro a baixo custo. Defender o Serpro é defender os interesses, o patrimônio e a tecnologia do povo brasileiro!

A Fenadados já solicitou agendamento de reunião com a diretoria do Serpro para esta sexta-feira, 11 de dezembro de 2015. Também convocou reunião extraordinária do Conselho Diretor da entidade para esta quinta-feira, 10 de dezembro de 2015.

Ainda nesta segunda-feira (7), o Serpro confirmou parcialmente, em um comunicado, a devolução dos cedidos ao Serpro e extinção de patrocínios.

Fonte: Fenadados