PLR 2015: Datamec adia negociação para depois do carnaval

Apesar do ano de 2015 ter sido marcado por uma crise econômica mundial, com seus reflexos atingindo em cheio o Brasil, causando prejuízos a diversos setores da economia, a área de TI foi uma das únicas que conseguiu crescer. Isto porque, nesses momentos, a tecnologia é utilizada para criar soluções para as empresas do setor privado e público (prefeituras, governos estaduais e federal).

Analisando o setor de TI no âmbito mundial, o Brasil se destaca como um importante mercado, ocupando a 7ª posição no ranking segundo o mais recente relatório do Internacional Data Corporation (IDC). Nos últimos anos nosso país obteve ótimos índices no setor, com a segunda maior taxa de crescimento acima da média mundial. Mesmo num contexto de crise econômica interna atual, estudos da IDC de janeiro previram um crescimento de 5% em TI e Telecomunicações em 2015.

A nossa empresa faz parte dessa dinâmica, tendo em 2015 uma lucratividade gigantesca, uma das maiores dos último anos. Isso se deve a vários fatores, como novos contratos e renovação de alguns antigos. Com esses números, o que nos intriga é o adiamento da apresentação de uma proposta de PLR por parte da empresa. Dinheiro para pagar não falta, é só olhar a lucratividade. Os outros números também já são conhecidos, pois estamos em fevereiro de 2016.

Veja o que falam os diretores da empresa sobre os números em da IT Forum 365:

“’Temos que crescer, seja em clientes existentes ou em novas contas. O cenário está complicado, mas temos que manter a meta, que pode ser atingida’. Essa foi uma das sínteses do encontro do IT Forum 365 com o presidente da Unisys para o Brasil Maurício Cataneo, e com o presidente de soluções corporativas para América Latina da companhia, Helcio Beninatto. Regionalmente e também no Brasil, a fabricante vem com bom desempenho. A América Latina, na verdade, tem liderado o crescimento da corporação.

No último trimestre fiscal, a companhia divulgou crescimento global de 6%, número que se repetiu na AL e também no Brasil. Em 2014, descontado efeito do dólar, a região avançou 16% e liderou o avanço global. Internamente, existe uma expectativa boa com o último trimestre do ano, que, historicamente, como contaram os executivos, costuma ser forte para a Unisys, principalmente com venda de tecnologias, já que os contratos de serviços costumam ter negociações diferenciadas e de longo prazo.”

Publicado por Vitor Cavalcanti, Editor de TI, em 13 de novembro de 2015, às 08h30, no IT FORUM 365.

Valorização da PLR

Por isso queremos logo antecipar esse debate e deixar aqui um recado claro para a direção da Datamec: não adianta mais utilizar o velho discurso da crise mundial, e de que alguma meta não foi atingida, pois discutir esse tema em fevereiro de 2016, quando o exercício de 2015 já se encerrou, não é correto nem honesto, pois o controle é total das gerências e da diretoria da Datamec para mascarar uma proposta rebaixada. A empresa cresceu no ano de 2015 como mostra o balanço que vocês estão estudando, isso fruto do esforço e competência dos trabalhadores.

Esse ano não tem conversa, pois com a grande redução do quadro de funcionários fica claro que o desempenho e a produtividade tiveram um aumento significativo. Sabemos que América Latina tem alavancado esse crescimento mundial e sabemos o papel do Brasil nessa etapa. Por isso, neste ano não abriremos mão da valorização de nossa PLR: não aceitaremos migalhas e queremos respeito ao nosso trabalho.

Iremos imediatamente iniciar nossa pressão sobre a empresa para atingir esse objetivo. É fundamental a participação de todos, pois o caminho é a mobilização! Convocamos todos trabalhadores e trabalhadoras para que efetivamente se engajem nessa luta comparecendo às assembleias e participando das atividades convocadas pelo Comando Nacional de Negociação. Após a realização da 1ª rodada, que ocorrerá logo após os festejos de Momo como sinalizou a empresa, convocaremos assembleias nos estados, onde avaliaremos a negociação e decidiremos nossos próximos passos.

Vamos à luta unidos, até a vitória!

Clique aqui e leia o panfleto!

Fonte: Fenadados