Serpro – GT analisa impactos financeiros da redução da jornada de trabalho

Nesta terça-feira, 5/4, em Brasília (DF), ocorreu nova reunião do grupo de trabalho da redução da jornada de trabalho (GT). Este é o quarto encontro do GT, que na oportunidade, tratou sobre as experiências no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal; e analisou impactos financeiros da redução da jornada em dois cenários.

Confira a ata.

Os dois cenários hipotéticos foram propostos pela empresa e consideram a redução da jornada com redução salarial. Os cargos de confiança não teriam direito à redução de jornada. No Cenário 1, a redução da jornada seria de 7 horas e a redução salarial de 12,50%. Neste caso, haveria uma economia anual de aproximadamente R$ 92,3 milhões para o Serpro, caso 100% dos trabalhadores da jornada de 8hs aderissem.

No cenário 2, a redução da jornada seria de 6 horas e a salarial de 25%. Nesta hipótese, o Serpro teria uma economia anual de R$ 186,7 milhões, se todos os trabalhadores da jornada de 8hs aderissem. Hoje, a empresa possui 8.989 trabalhadores na jornada de 8hs.

“Num eventual cenário de redução de jornada para 6 horas com adesão de 100% dos empregados e com supressão da hora extra, (…) resultaria numa economia superior a R$ 200 milhões por ano”, registrou o GT na ata da reunião deste terça-feira.

Na próxima mesa, que deve ocorrer no final do mês, a empresa apresentará análise sobre impactos financeiros da redução da jornada sem redução de salários.

Desde janeiro deste ano, o GT estuda uma proposta de redução da jornada de trabalho. O grupo foi proposto pelos trabalhadores, que querem reduzir a jornada sem redução salarial.

Fonte: Fenadados

Foto: Félix Pereira/Fenadados