Serpro – Presidente da empresa diz que FCT/FCA é flexível

A diretoria do Sindpd-RJ se reuniu no dia 12/04 com a presidente do Serpro Glória Guimarães, para cobrar posicionamento sobre questões que estão afligindo os trabalhadores e trabalhadoras.

Durante o encontro foram tratados temas urgentes:

FCT/FCA

O Sindpd-RJ questionou fortemente a redução das FCT/FCA, o que é considerado um absurdo.

A presidente da empresa se defendeu afirmando que a Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Estatais) restringe o percentual a pagar em gratificações, de acordo com a liquidez da empresa. Isso faria parte da política de contenção do governo federal.

O percentual menor nas FCT/FCA, segundo Glória Guimarães, é porque as gratificações têm caráter flexível. Essa afirmação, no entanto, esbarra com decisões judiciais que garantem aos trabalhadores e trabalhadoras o caráter SALARIAL das FCT/FCA.

A diretoria do Sindpd-RJ já colocou seu Departamento Jurídico à disposição dos trabalhadores e trabalhadoras para que garantam seu direito às FCT/FCA na Justiça, e não poupará esforços para – quer em mesas de negociação, quer em ações políticas, garantir que este direito histórico seja respeitado.

Anistiados

Glória Guimarães se comprometeu a manter o diálogo com a representação dos anistiados (CNADAESP e Fenadados). Haverá mesa específica com o Serpro no Rio de Janeiro e começar a debater os pontos sensíveis aos anistiados e, tão logo seja estabelecida uma pauta substanciada, a mesma será encaminhada à presidência da empresa.

Os anistiados e anistiadas que tiverem reivindicações podem enviar email para marcia@sindpdrj.org.br com as demandas que deverão ser debatidas nas reuniões em mesa.