Dataprev oferece reajuste de 50% do INPC

Foi realizada ontem (17), na sede do Sindpd-RJ, a terceira mesa de negociação da Campanha Salarial dos trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev. Na reunião, a empresa reafirmou “que  as negociações sobre a renovação das cláusulas constituem-se um conjunto. E ratifica que os consensos que ocorrerem ao longo das reuniões de negociação somente prevalecerão se ao final do processo de negociação as partes alcançarem o Acordo. Com estas premissas, a Empresa tem expectativa de que o conjunto das propostas apresentadas nas três rodadas de negociação seja levado pela Fenadados à apreciação dos empregados da Dataprev.”

Proposta econômica

A Dataprev apresentou sua proposta econômica, de reajuste salarial e nos benefícios de 50% (cinquenta por cento) do INPC, ou seja, metade da inflação anual. A resposta da representação dos trabalhadores e trabalhadoras foi taxativa e devidamente registrada em ata: “a proposta econômica apresentada pela empresa não atende aos anseios dos trabalhadores e trabalhadoras, que já sofreram perdas significativas em seu poder de compra nos anos de 2017 e 2018. Reajuste salarial e nos benefícios de 50% (cinquenta por cento) da inflação oficial apenas aumentará as perdas sucessivas, o que acarretará arrocho insuportável para a categoria“.

Geap

A representação dos trabalhadores e trabalhadoras pediu informações sobre a dívida da empresa com a GEAP, uma vez que – apesar de ter tido notícia de uma reunião entre Dataprev e GEAP, ainda não tem informação sobre as tratativas para solução do impasse. Reitera também sua preocupação com possível ônus para os trabalhadores e trabalhadoras, bem como solicita da empresa aumento da participação “per capita”, uma vez que muitos trabalhadores estão se retirando do Plano por não terem condições financeiras para arcar com o custo. Como o assunto é vasto e merece ser tratado com cuidado, solicita, ainda, mesa específica para tratar do custeio da GEAP.

A representação da empresa informou que não tem informações novas a acrescentar, e afirmou que não se opõe a realizar reunião específica para tratar do tema GEAP, mas solicita que a representação dos empregados encaminhe, previamente, pauta com o detalhamento dos pontos que pretende abordar.

Compartilhamento de espaço com o Serpro

A representação dos trabalhadores e trabalhadoras solicitou à empresa que seja esclarecida a questão da utilização dos espaços físicos em conjunto com o Serpro, reiterando sua preocupação com o futuro da empresa e a manutenção dos postos de trabalho e garantia de emprego. A empresa afirma que há apenas estudos de aproveitamento logístico de espaços.

Questionada sobre a transferência do Programa Cidadão BR, parte do contrato “MEU INSS” (chat) para o SERPRO, a empresa afirmou que irá apurar o assunto e retornará com informações.

Garantia da data-base

A Representação dos trabalhadores e trabalhadoras solicitou a garantia de data-base em 1º de maio e termo de pré-acordo coletivo onde fique fixado o compromisso da boa-fé negocial e que as atuais cláusulas normativas e obrigacionais manterão vigência até a assinatura de um novo acordo. Registra que tanto a garantia da data-base em 1º de maio como o pré-acordo com a garantia da boa-fé negocial e manutenção das cláusulas são assinadas de forma ininterrupta há mais de 23 anos, razão pela qual entendem os trabalhadores e trabalhadoras não haver justificativa para a sua não assinatura, salvo se for intenção da empresa suprimir, a partir de 1º de maio, todas as cláusulas normativas e obrigacionais, vigentes há mais de 30 anos ininterruptamente. A empresa alega que atingiu o seu limite de proposições, considerando a atual conjuntura.

Uma nova rodada de negociações ficou agendada para o dia 26 de abril, às 10 horas, na sede do SINDADOS/BA, em Salvador.

Clique aqui e leia a ata da 3ª mesa de negociação

Fonte: Fenadados