Coronavírus – Fenadados questiona Dataprev sobre medidas de prevenção

A diretoria da Fenadados entrou em contato, através da sua diretora Jurídica, com o Jurídico da Dataprev para saber se, a exemplo do Serpro, a empresa adotará medidas mais completas de prevenção contra a disseminação do Coronavírus.

A empresa respondeu que está seguindo todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e foi além, adotando um protocolo interno mais amplo do que o sugerido pela OMS. Diante disso não viu, até o momento, necessidade de implementar outras medidas, o que poderá ser feito mais adiante, a depender do quadro nacional de propagação do Covid-19.

Veja abaixo o protocolo adotado pela Dataprev:

“Considerando a recente classificação de pandemia, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em relação à propagação do Coronavírus (COVID -19) e, ainda, as orientações do Ministério da Saúde, a Dataprev informa que adotou o seguinte protocolo interno sobre o tema:

Afastamento: empregados que retornarem do exterior ou aqueles com sintomas suspeitos deverão informar ao Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SVSM), pelos telefones (21) 3616-8149 (Cássia Limas) e (21) 3616-7693 (Gina Baptista), que avaliará a possibilidade de trabalho remoto (home office), por até 14 dias da data de entrada no país, bem como orientará sobre os procedimentos a serem adotados para o monitoramento de cada caso.
Aglomerações: a realização de atividades em auditórios e salas multiuso, que gere aglomeração de pessoas, está suspensa até determinação em contrário.
Reuniões: reuniões internas e externas devem ser realizadas, preferencialmente, por videoconferência.
Deslocamentos: as viagens de empregados só serão autorizadas em casos essenciais, mediante prévia autorização da Diretoria Executiva.
Medidas de higiene: a empresa redobrou os cuidados de higiene e limpeza, com a disponibilização de álcool gel em todos os andares.
Sintomas – Os empregados que apresentarem sintomas da doença (febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar) deverão procurar um dos hospitais e unidades básica de saúde e contatar o SVSM o mais rapidamente possível.

A Coordenação-Geral de Promoção de Saúde, Qualidade de Vida e Bem-Estar (CGQV) reforça a necessidade de cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão (ou, na impossibilidade, usar álcool gel), utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo, evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados”.