Contra o arrocho, vote com consciência

As eleições municipais estão chegando, e os inimigos da classe trabalhadora estão aí, com seus discursos de moralidade, tentando enganar mais uma vez a população. O voto em prefeitos e vereadores certamente é fundamental para que nós, trabalhadores e trabalhadoras, possamos dar nosso recado aos governantes sobre o que desejamos para as nossas vidas.

É fundamental analisar não só o passado de cada candidato, mas aqueles com quem ele divide o palanque. Votar em quem apoia ou busca apoio de políticos que já provaram estar contra os trabalhadores, pessoas que alcançaram o poder à custa de promessas de emprego e desenvolvimento sem dar nada em troca, é dar carta branca para a continuidade dessa prática de arrochar as classes menos favorecidas para privilegiar os interesses dos poderosos.

Faça um exercício de memória e não será difícil perceber o que tem de fato acontecido no Brasil nos últimos anos. Para facilitar, fizemos um rápido resumo dos fatos, todos de muito fácil constatação em uma busca rápida no seu mecanismo de pesquisa predileto.

Pense, analise e vote com consciência. Nosso futuro está em jogo.

Desde 2016, quando Michel Temer assumiu a presidência da República, não são poucos os ataques certeiros que retiram direitos atuais e futuros, tudo em nome do “deus mercado”.

Foi assim em 2017 com a reforma Trabalhista. Para aprová-la, o governo prometeu mundos e fundos: mais empregos, mais investimentos estruturais, mais crescimento econômico. Ao final, depois de aprovada, o que ficou claro foi que o desemprego aumentou, não houve investimentos estruturais (saneamento, moradia, segurança etc.), e – o pior – restou aos trabalhadores e trabalhadoras uma legislação que permite a precarização do trabalho, com salários achatados e jornadas muitas vezes exaustivas. E mais: se reclamar na Justiça, o trabalhador corre o risco de ter que indenizar seu patrão.

Em 2019 veio novo governo e, com ele, a reforma da Previdência. Para aprová-la, o governo prometeu mundos e fundos: mais empregos, mais investimentos etc. Nada disso aconteceu e resta aos trabalhadores uma legislação que só traz prejuízos.

Agora em 2020 o mesmo governo vem, por meio de um projeto de reforma Administrativa, atacar direitos da classe trabalhadora. Para aprová-la,os mesmos que defenderam a terceirização irrestrita e a reforma trabalhista usam um discurso de demonização dos servidores, enganando a população para conquistar apoio popular para essa reforma que, ao final, pretende voltar a administração pública aos tempos do “quem indica”, ou seja, acabar com concursos públicos e estabilidade para colocar nos órgãos públicos os apadrinhados dos políticos.

Também em 2020 o governo, através da sua equipe econômica, anuncia planos para congelar por dois anos os benefícios previdenciários para bancar o programa Renda Brasil. Se aprovado o projeto, o resultado mais uma vez ataca a sobrevivência dos trabalhadores e trabalhadoras, pois com a proposta de eliminar a reposição pela inflação de qualquer benefício previdenciário, quem hoje ganha acima do salário mínimo certamente terá seus proventos achatados até que, a médio prazo, estejam recebendo o mínimo.

Contra o arrocho, vote com consciência. O Brasil merece mais que simples promessas vãs!