Serpro aumenta arbitrariamente carga horária de trabalhadores

A diretoria executiva do SERPRO anunciou mais uma medida arbitrária, bem ao estilo do governo ao qual serve, que busca incansavelmente meios de retirar direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Desta vez o saquinho de maldades veio com a determinação de mudança na carga horária de 130 trabalhadores e trabalhadoras da área de desenvolvimento que estavam trabalhando em jornada de 6 horas, a mudarem a jornada para 8 horas. Acontece que essa jornada reduzida não foi conquistada por bondade do Serpro, mas sim com luta e determinação.

A desculpa de que é necessário aumentar a carga horária por conta do aumento da demanda de serviços é vergonhosa, pois essa direção que até hoje não realizou um só concurso para recompor o quadro funcional da empresa. Só se preocupa com “enxugar a máquina” (leia-se sucatear) através de programas de demissão sem incentivo digno e mesmo demissões arbitrárias, como foi o caso da trabalhadora Marilse Guimarães, demitida por ter feito 75 anos, que o Sindpd-RJ conseguiu reintegrar aos quadros da empresa.

Com essa política de demissões e um único concurso anunciado para preencher vagas temporárias, ou seja, precárias, é claro que a demanda será maior do que a capacidade de produção, pois falta pessoal qualificado que foi colocado para fora pela própria gestão do Serpro.

Diante de mais esse absurdo dessa diretoria do Serpro, o Sindpd-RJ enviou ofício à empresa solicitando esclarecimentos sobre esse aumento da carga horária dos trabalhadores e trabalhadoras, e está pronto para tomar as medidas que se fizerem necessárias para combater o abuso.