Serpro – Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023 é assinado

Foi assinado no dia 8 de setembro o Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023 dos trabalhadores e trabalhadoras do Serpro, encerrando uma Campanha Salarial difícil, na qual a empresa tentou, de todas as formas, rebaixar salários e benefícios.

A resposta da categoria foi uma greve histórica, que começou no dia 10/09 e terminou apenas quando uma proposta aceitável foi apresentada, com mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Ao final a empresa teve que ceder, o que demonstrou a força dos trabalhadores e trabalhadoras quando se unem e atendem ao chamado das representações sindicais para a luta por dignidade e reconhecimento.

O Acordo agora assinado garantiu que nenhum dia de greve fosse descontado (o desconto indevido feito pelo Serpro antes do final da greve teve que ser ressarcido aos trabalhadores); reposição de salários e benefícios pelo INPC integral (12,47%), com retroatividade a maio, que é a data-base da categoria; e renovação das cláusulas do acordo anterior, à exceção das referentes ao PDV, que contemplará, além da quitação geral, a necessidade de desistência das ações em curso para aqueles que aderirem ao plano e da Licença-Prêmio e Anuênio, que serão limitadas aos atuais empregados.

Mais do que nunca ficou demonstrado que a luta coletiva é o caminho para as vitórias da classe trabalhadora, que vem tendo seus direitos atacados por governos e empresários, sem qualquer escrúpulo. A unidade das representações sindicais e dos trabalhadores e trabalhadoras nesta luta fez toda a diferença.

Juntos somos fortes!

Clique no link abaixo e acesse o ACT 2022/2023 do Serpro