Nota do Sindpd-RJ sobre a primeira reunião de negociação com a IplanRio

Os diretores do Sindpd-RJ Josef El Hader  e Marcelo Soriano, assessorados pelo advogado Alexandre Fagundes, reuniram-se com os representantes da IplanRio no dia 1º de fevereiro de 2023, para tratar da campanha salarial, visando a celebração de Acordo Coletivo de Trabalho.

É importante ressaltar que o Sindpd-RJ vinha tentando, por diversas vezes, iniciar o processo negocial coletivo, sempre de forma transparente e objetiva, inclusive, solicitando esta reunião.

Na reunião, a empresa não apresentou uma proposta concreta e definitiva uma vez que, para isto, depende de aprovação de órgãos públicos. Mas apresentou o que seria, na visão da empresa, algo que pudesse ser implementado (repetindo que ainda depende de autorização), que foi o mesmo índice de reajuste praticado para os servidores públicos municipais.

Resumindo, a IplanRio quer aplicar o percentual de 5,35% de reajuste salarial concedido pela municipalidade, a contar da data-base da categoria, bem como atualização do vale refeição/alimentação para R$20, valor aproximado da atualização com base no índice do IPCA-E.

Os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras ponderaram que tal índice não recompõe a inflação dos 12 meses anteriores e solicitou empenho da empresa para que a proposta patronal melhore.

A IplanRio comprometeu-se a estudar as reivindicações apresentadas pelo Sindpd-RJ e levar uma proposta na próxima mesa de negociação e, posteriormente, ser submetida aos trabalhadores e trabalhadoras, em assembleia.

Clique no link abaixo e leia a ata da reunião

ata-primeira-mesa