Atividades desenvolvidas pelos diretores das Particulares em dezembro de 2011

O Sindpd-RJ destacou os diretores Márcio Diniz, Neliana Soares e Tereza Cristina para prestar serviços aos trabalhadores em empresas particulares de informática. O intuito da liberação dos diretores é dar apoio aos trabalhadores com questões diversas, como Acordos de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), assembleias para ouvir as reivindicações da categoria e outros, inclusive homologações, pois, sem os diretores e os profissionais do setor de Homologação, as mesmas teriam que ser feitas no Ministério do Trabalho, onde a fila de espera pode levar até três meses.

Confira abaixo a agenda cumprida pelos diretores do Sindpd-RJ em dezembro de 2011:

• Dia 05/12/2011, às 07h30m – Foi feita distribuição de miniatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2010-2013, folders sobre os convênios do sindicato e ficha de filiação na entrada da Petrobras em Macaé. No mesmo dia, às 13 horas, foi realizada assembleia com os trabalhadores da empresa Spassu que trabalham em Macaé para a aprovação, ou não, de Acordo de Regime Off- Shore. Porém os trabalhadores solicitaram tempo para avaliar a minuta proposta pela empresa.

• Dia 06/12/2011, às 16h – Foi realizada assembleia com os trabalhadores da empresa Spassu, que ficam lotados no Rio de Janeiro, para aprovação, ou não, de Acordo de Regime Off-Shore, porém por falta de quorum não foi aprovada a proposta da empresa e estamos aguardando o posicionamento dos trabalhadores, para que os mesmos tenham seus direitos garantidos por meio de acordo, uma vez que esse regime Off-Shore não é previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e nem na CCT.

• Dia 07/12/2011 e 08/12/2011 – Houve Comando Nacional para a finalização do Acordo das empresas BS e AC, em Brasília. Estiveram presentes no Comando a diretora Tereza Cristina e o diretor Rodolfo.

• Dia 12/12/2011, às 10h – As diretoras Tereza Cristina e Neliana Soares visitaram a empresa DirectLine, com o intuito de acertar passivos pendentes com os trabalhadores, pois algumas empresas que prestam serviços para Petrobras ou BR Distribuidora têm descumprido a CCT no que tange ao desconto do Tíquete Refeição, por cobrarem descontos de 5% a 20%, enquanto a CCT prevê apenas 1%. Na reunião ficou decidido, pela representante da empresa Carla Marra, que a melhor maneira de fazer o acerto é através de acordo que forneça garantia ao trabalhador de que seus direitos serão cumpridos. Estamos no aguardo do acordo para avaliação e realização da assembleia com os trabalhadores para aprovar, ou não, o que será proposto pela empresa.

• Dia 12/12/2011, às 14h – Houve assembleia na empresa Rio Card para aprovação, ou não, de Banco de Horas. Lideraram a assembleia os diretores Marcio Diniz, Tereza Cristina e Neliana Soares. Os trabalhadores aprovaram o acordo por unanimidade.

• Dia 13/12/2011, às 14h – Os diretores Marcio Diniz, Tereza Cristina e Neliana Soares se reuniram com os trabalhadores da empresa Bonera, em assembleia, na sede do Sindicato, para aprovação, ou não, do Acordo de PLR. O acordo foi aprovado por consenso de todos, lembrando que as metas já tinham sido alcançadas.

• Dia 14/12/2011 às 10h – As diretoras do Sindpd-RJ Neliana Soares e Tereza Cristina se reuniram, em São Paulo, com o diretor Paulinho do Sindpd- SP e o representante da empresa Affero, com o intuito de aprovar a PLR para trabalhadores de São Paulo, tendo em vista que no Rio de Janeiro os trabalhadores já fecharam o acordo de PLR.

• Dia 14/12/2011 às 15h – Os representantes da empresa Certisign se reuniram, em São Paulo, com os diretores do Sindpd-SP Paulinho e Barreto e as diretoras do Sindpd-RJ Neliana Soares e Tereza Cristina. A empresa apresentou a minuta de PLR para que fosse aplicada para os trabalhadores do Rio de Janeiro. As diretoras do Sindpd-RJ ficaram de avaliar a minuta e passar um posicionamento para a empresa. Com a minuta sendo aprovada, seria realizada assembleia com os trabalhadores da Certisign, para aprovação, ou não.

• Dia 15/12/2011 às 10h – Se reuniram os trabalhadores da empresa Fixti, a representante da empresa Karin e os diretores Marcio Diniz, Neliana Soares e Tereza Cristina, com o intuito de tratar de denúncia que chegou ao conhecimento do Sindicato sobre assédio moral. Em reunião com cada trabalhador, verificou-se que não se tratava de assédio moral, mas sim da empresa capacitar os supervisores para exercerem a função de chefia.

• Dias 19, 20 e 21/12/2011 – Foram realizadas 180 homologações de trabalhadores da empresa Stefanini. A empresa alegou que o contrato com a Petrobras terminou e, por isso, houve necessidade de dispensar os trabalhadores. A homologação começou às 08h30m e foi até as 20h30m nos dias 19 e 20. No dia 21/12/2011 o trabalho terminou às 16 horas.

• Dia 28/12/2011 – Os trabalhadores da empresa Activia Sistemas Ltda se reuniram, no Sindpd-RJ, para realização de assembleia de Banco de Horas. Foi aprovado por consenso.