Estrutura

O Departamento de Administração tem sob a sua responsabilidade quatro setores fundamentais para o bom funcionamento do Sindicato: Pessoal, Convênios, Serviços Gerais e Recepção/Telefonia.
Cabe à diretoria de Administração manter a entidade em contínuo trabalho, cuidando para que não faltem equipamentos e quaisquer outros bens necessários para que o trabalhador encontre, no Sindpd-RJ, o ambiente próprio para atender às suas necessidades.

E vai além: com o setor de Convênios, a Administração procura parcerias que beneficiem os associados, através de descontos e atendimento preferencial.

Fale com o Departamento Administrativo

Telefone: (21) 2516-2620 – ramal 206
e-mail: secretaria@sindpdrj.org.br

Diretores

Neliana Soares dos Santos envelope
Paulo Sant’Ana Salles envelope
Marcelo Soriano de Brito envelope

Funcionários

Departamento de Pessoal

Serviços Gerais

Marcia Alves

Transporte

Marco
Jorge Luiz Medina Gomes – Licença Médica

Convênios

Recepção e telefonia

Almoxarifado

 

Manutenção
Sebastião Pinheiro da Silva

O SINDPD-RJ vem dando apoio à luta dos anistiados, mas ainda há muito a fazer. Na gestão 2010/2013 foi criada a Secretaria específica para acompanhar e lutar pelas reivindicações históricas desses companheiros e companheiras.
A Secretaria tem como tarefa trabalhar para retomar o grupo de trabalho de Anistiados do SERPRO e da DATAPREV, reunindo representantes dos trabalhadores, do Sindicato, da FENADADOS e da empresa, para criar ações efetivas que resultem em benefícios concretos.

Fale com a Secretaria de Anistiados

Diretores

Neusa da Costa Gago envelope
Márcia Maria Gonçalves de Araujo e Silva envelope
Mario Jorge Paiva Melo envelope

Através da Comunicação a sociedade vem travando uma disputa de ideias sem precedentes, ao disseminar informações que, antes da internet, encontravam divulgação de apenas um lado da história, e, por falta de contraponto, eram constantemente usadas para manter a hegemonia da formação de opinião nas mãos de poucos empresários de mídia. Com o surgimento dos blogs, das redes sociais e outros meios de comunicação direta, a hegemonia foi quebrada pela própria sociedade, que encontrou o instrumento eficaz para fazer valer sua opinião, seus anseios e reivindicações.

A Tecnologia da Informação, portanto, tem papel preponderante na luta pela democratização dos meios de comunicação e, por isso, a diretoria do Sindpd-RJ, Gestão 2010/2013, decidiu modernizar seus instrumentos de comunicação e criar canais de diálogo e divulgação de ideias não só com os trabalhadores da base, mas com a sociedade em geral.

Para honrar as metas da entidade, o Departamento de Comunicação assumiu a responsabilidade de adicionar conteúdo ao sítio do Sindicato e às redes sociais diariamente, além de continuar produzindo boletins, jornais, panfletos e demais peças de divulgação necessárias para garantir a difusão democrática das informações.

Fale com o Departamento de Comunicação

Telefone: (21) 2516-2620 – ramais 213/223
E-mail: imprensa@sindpdrj.org.br

Diretores

Antonio Carlos Santos de Araujo envelope
Rodrigo Xavier Brito envelope
Josef Thome El Hader envelope

Funcionários

Jussara Magalhães
Lidiane Costa

O Departamento de Formação tem a tarefa de capacitar os trabalhadores e trabalhadoras para a organização e a ação sindical, necessárias às conquistas dos objetivos coletivos da categoria. Sua atuação vai no sentido de despertar a consciência crítica, que desemboca na percepção da importância da unidade para a luta por melhores condições de trabalho e vida.

São projetos permanentes do Departamento de Formação do Sindpd-RJ:

Pré-Vestibular para Trabalhadores

Nesta sociedade extremamente injusta, poucos têm acesso garantido aos melhores serviços e produtos, como emprego, educação, saúde, transporte, moradia, saneamento básico, alimentação, cultura e entretenimento. A situação da educação é precaríssima. Seja na escola, seja na universidade o que vemos é um sistema injusto, restrito, que segue a lógica do mercado e não dá oportunidades iguais a todos. Mesmo nas escolas particulares a qualidade da educação é sofrível, pois segue apenas a lógica da reprodução de saberes, da obediência e da disciplina e não da formação do conhecimento, da consciência crítica e do incentivo à criatividade.

Para contribuir com a desconstrução desta realidade injusta o Sindpd-RJ mantém o Pré-Vestibular para Trabalhadores, um projeto de educação popular que se propõe não apenas a questionar o sistema educacional, mas debater e atuar como um projeto alternativo de educação, que desenvolva uma leitura crítica da sociedade e possibilite construir instrumentos para transformá-la. Significa também que o Pré não se resume apenas a ser um curso preparatório para o vestibular, mas um instrumento para a construção de uma sociedade crítica, onde sejamos capazes de decidir nossos próprios rumos.

A proposta não é apenas contribuir para que os trabalhadores ocupem seu espaço na universidade pública, melhorando com isso suas condições individuais de vida e reproduzindo toda essa lógica de dominação. Nós nos propomos também a contribuir com a construção de uma sociedade crítica, onde sejamos capazes de decidir nossos próprios rumos, recuperar a vida, a autoestima, a coletividade, o sentimento de grupo, a sensibilidade, a dignidade e o respeito a si e às(aos) companheiras(os).

Esses esforços de nada valerão se não houver uma aposta direta na capacidade do aluno de desenvolver e estimular formulações, elaborações, pensamentos, interpretações e questionamentos, pontos fundamentais para o despertar da consciência. A idéia é, enfim, possibilitar a construção de seres capazes de caminhar e trilhar o seu próprio caminho.

Cursos de Qualificação

Os cursos de qualificação que o Sindpd-RJ oferece aos trabalhadores são fruto do empenho da diretoria do Sindicato, que não mediu esforços para oferecer aos trabalhadores uma estrutura de aulas presenciais com instrutor contratado pela entidade especialmente para essa atividade. Atualmente estão sendo oferecidas aulas de Windows, Word, Excel e BrOffice.

Cursos preparatórios para concursos públicos

A partir da Gestão 2010/2013 o Sindpd-RJ passou a oferecer aos trabalhadores sindicalizados cursos de preparação para concursos públicos na área de TI. O concurso público da Cobra Tecnologia serviu como piloto deste projeto, tendo obtido grande adesão.

Palestras, Debates e Seminários

A diretoria de Formação é responsável pela formulação de projetos que levem, ao trabalhador de informática e à sociedade em geral, palestras, debates e seminários que promovam a conscientização quanto a questões políticas e sociais.

Fale com o Departamento de Formação

Telefone: (21) 2516-2620 ramais 226 e 228
e-mail: formacao@sindpdrj.org.br

Diretores

Julio Cesar Pereira de Paiva envelope
Bruno Caldas da Costa envelope
Neusa da Costa Gago envelope
Vera Lúcia Martins envelope
José Pires da Silva Neto envelope
Lazaro José Vieira de Santanna  envelope
Rodrigo Cesar Guimarães de Andrade  envelope

Funcionários

 

A Secretaria Cultural e Social tem a tarefa de criar e executar as políticas de cultura e relações sociais do Sindicato.

Atualmente o Sindpd-RJ mantém o projeto Ponto de Encontro, realizado pela Secretaria de Cultura. O Ponto de Encontro é realizado mensalmente e tem o objetivo de oferecer aos trabalhadores uma opção viável de lazer e manifestação artística.

Fale com a Secretaria Cultural e Social

Diretores

Tereza Cristina Barreto Barrocas envelope
Celso Dias Santana envelope
Bruno Caldas da Costa envelope
Hamilton Oliveira Santos envelope
Luiz Carlos Mendes envelope
Reinaldo Vanderlei Rocha envelope
Márcio Diniz Gomes envelope
Josef Thome El Hader envelope
Neusa da Costa Gago envelope

Segundo estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sobre a diferença de oportunidades entre homens e mulheres, o Brasil ocupa a 80.ª posição em um ranking de 138 países. Ou seja, vivemos num País que elegeu sua presidenta, mas ainda tem arraigada a cultura da discriminação das mulheres, que sofrem com a violência em todos os níveis, seja no trabalho, onde recebem salários mais baixos que os dos homens, ou em casa, onde a violência doméstica atinge índices alarmantes.

Diante deste quadro, a Secretaria de Gênero é responsável por elaborar e desenvolver políticas que visem as relações sociais de gênero e classe, para a superação das desigualdades entre mulheres e homens.

Fale com a Secretaria de Gênero

Diretores

Verá Lúcia Martins Alves envelope
Dulcineia da Conceição Machado Gomes envelope
Márcia Maria Gonçalves de Araujo e Silva envelope
Ângela Maria de Souza Lemos envelope

A luta contra o racismo e o apoio às reivindicações históricas da população quilombola visa uma real emancipação política, econômica, social e cultural do povo negro, que sofre com a violência e a falta de justiça social.

Criada na Gestão 2010/2013, a Secretaria da igualdade Racial tem o desafio de propor políticas que contribuam para a eliminação do preconceito, lutando contra a situação de exploração a que estão submetidos os negros no Brasil.

Fale com a Secretaria da igualdade Racial

Diretores

Lazaro José Vieira de Sant’Anna envelope
Tereza Cristina Barreto Barrocas envelope
Bruno Caldas da Costa  envelope
Hamilton Oliveira Santos envelope

Cabe ao Departamento de Informática manter em perfeito funcionamento da infraestrutura de TI do Sindpd-RJ.

No exercício de 2009 todos os velhos computadores do Sindicato foram substituídos por modernas estações de trabalho DELL. Servidores de última geração, gerenciáveis e redundantes, foram adquiridos e, por consequência, a disponibilidade da rede e seus recursos se tornou maior e mais estável. O resultado inicial deste investimento se fez notar na maior rapidez com que as tarefas passaram a ser executadas, principalmente no Departamento Jurídico e na Comunicação, setores que exigem tecnologia de ponta e bancos de dados robustos.

A gestão 2010/2013 optou por dar continuidade aos investimentos e à modernização do sistema de TI da entidade. A criação do novo portal, totalmente desenvolvido por funcionários do Sindicato com a utilização de software livre, é um primeiro passo para dar visibilidade à política de inserção do Sindpd-RJ no que há de mais avançado em Tecnologia da Informação.

A diretoria do Sindicato já se prepara para investir em novos equipamentos e serviços. Uma das prioridades é a implementação de rede integrando dados, voz, serviços de telefonia e de informática. O auditório do Sindicato será transformado numa sala multiuso, à semelhança dos mais respeitados centros de Informação, informatizado e pronto para os mais diversos cursos, seminários, debates e palestras, inclusive com videoconferência. Além disso, a diretoria de Informática se prepara para transformar o Sindpd-RJ num polo para certificação em Software Livre.

O Departamento abriga também o setor de Cadastro do Sindicato, responsável por controlar dados de filiação, desfiliação, emissão de guias de recolhimento de Contribuição Sindical etc.

Fale com o Departamento de Informática

Telefone: 2516-2620 – ramal 224 (Informática) / 220 (Cadastro)
e-mail: informática@sindpdrj.org.br / cpd.spd@sindpdrj.org.br

Diretores

Marcio Maciel Monteiro envelope
Marcelo Soriano de Brito envelope
Antonio Carlos Santos de Araujo  envelope
Julio Cesar Pereira de Paiva  envelope
 Rodrigo Cesar Guimarães de Andrade envelope
Josef Thome El Hader envelope

Funcionários

Marcos Alves – TI

Os trabalhadores e trabalhadoras sindicalizados ao SINDPD-RJ fazem jus ao atendimento gratuito de advogados nas áreas trabalhista, previdenciária, cível e criminal

Para quem não é sócio o SINDPD-RJ dá assistência jurídica gratuita apenas na área trabalhista e, mesmo assim, nas seguintes condições: ganhar menos de dois salários mínimos ou estar desempregado ou de posse de termo de encaminhamento ao Departamento Jurídico expedido pelo Ministério do Trabalho. Para quem foi sócio do Sindicato há um prazo de 06 meses para procurar o Departamento Jurídico, para mover Ação Trabalhista.

O trabalhador que fizer jus à assistência jurídica e quiser tirar uma dúvida ou propor Ação, deve telefonar para 2516-2620 – ramal 218/203 (das 10 horas às 19 horas), para marcar entrevista com um dos advogados.

Informações sobre o andamento dos processos poderão ser obtidas através dos telefones acima. Se necessário será agendado um horário com o advogado responsável pelo processo.

Dúvidas sobre Homologação:

A diretoria do Sindicato informa que quaisquer dúvidas sobre homologação serão resolvidas através do email homologacao@sindpdrj.org.br.
Solicitações de agendamento de encaixe para atendimento devem ser enviadas para os emails neliana@sindpdrj.org.br ou tereza@sindpdrj.org.br.

É possível ao trabalhador, também, acompanhar o andamento de seu processo nos seguintes sites:

Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro;
Justiça Federal e Juizados Especiais Federais;
Justiça Estadual.

O Departamento Jurídico abriga o setor de Homologações do Sindicato.

Fale com o Jurídico

Telefone: (21) 2516-2620 ramais 203/218/233
e-mail: juridico@sindpdrj.org.br

Diretores

Márcio Diniz Gomes envelope
Ângela Maria de Souza Lemos envelope
Neliana Soares dos Santos envelope
Antônio Carlos Santos de Araújo envelope
Letícia da Silva Rodrigues Torres  envelope
Mario Jorge Paiva Melo envelope
Marcelo Soriano de Brito envelope
Tereza Cristina Barreto Barrocas envelope

Advogados

Dr Gilberto Baptista da Silva
Área: Trabalhista
Plantões: Segunda: 15:00 às 18:00 horas
Quinta: 14:00 às 17:00 horas

Dr José Eduardo Lima Piragibe Miguel
Área: Cível e Criminal
Plantão: Segunda: 12hs às 18hs

Dr Kátia Graneiro Seixas Ribeiro
Área: Trabalhista
Plantão: Quarta: 14hs às 18hs
Sexta: 14hs às 18hs

Dr Luiz Alexandre Fagundes de Souza
Área: Trabalhista Individual e Coletiva
Plantões: Quinta: 10hs às 13hss
14hs às 17hs

Dr Luiz Fernado
Área: Trabalhista e Coletiva
Assessor das Empresas Particulares
Plantão: Quarta: 15hs às 18hs
Sexta: 10hs às 13hs

Funcionários

Jurídico
Carlos Alberto de Andrade Costa
Homologação
Thiago Vasconcelos

Áreas de Atuação 

Assessoria na área Trabalhista Individual: Atuação na área de Direito Individual, através do atendimento direto à categoria profissional, na sede do SINDPD-RJ. Neste atendimento, o trabalhador terá direito a consultas, emissão de pareceres relativos aos processos, ajuizamento e patrocínio de ações judiciais tanto em face de empresa particular como estatal.

Assessoria na área Coletiva: Assessoria técnica à diretoria, membros de CIPA e OLT, na forma de pareceres jurídicos e redação de acordos coletivos, convenções e contratos coletivos. Ingresso de ações judiciais coletivas a serem movidas pelo Sindicato; apresentação de defesas judiciais ou administrativas nos processos em que se fizerem necessárias; e defesa trabalhista de diretores sindicais, membros de CIPA e OLT perseguidos e processados por motivo de atuação sindical.

Assessoria na área Cível e Criminal: Têm direito a atendimento nestas áreas apenas os sócios em dia com o SINDPD-RJ.

Assessoria em Execuções: Elaboração e conferência de cálculos em processos judiciais em fase de execução, inclusive liquidação de iniciais para propositura de ações judiciais, bem como prestação de serviços de advogado em processos judiciais em fase de execução, com atendimento à categoria profissional ou aos membros da Diretoria, através de prévio agendamento com a Secretaria do Departamento Jurídico, entre segunda e sexta-feira, e que se realizará, preferencialmente, no escritório do advogado ou em plantão no Departamento Jurídico.

A Secretaria de Saúde do Trabalhador e Aposentados tem o desafio de construir políticas unitárias com outros movimentos sociais como a CUT, a Fenadados, os sindicatos de outros estados, as associações de aposentados e demais entidades representativas dos trabalhadores, com o objetivo de garantir qualidade de vida e saúde nos ambientes laborais.

Lutar pela garantia de qualidade de vida dos trabalhadores inativos é outro desafio que a Secretaria se propõe enfrentar, através da participação nas mobilizações pelo fim do Fator Previdenciário e recuperação do poder aquisitivo, prejudicado por reformas previdenciárias que achataram os vencimentos dos aposentados.

Fale com a Secretaria de Saúde do Trabalhador e Aposentados

Diretores

Celso Dias Santana envelope
José Pires da Silva Neto envelope
Magno José Lima Chagas envelope
Vera Lucia Martins Alves envelope
Márcia Maria Gonçalves de Araujo e Silva envelope
Regina Célia Benevenuto envelope
Dulcineia da Conceição Machado Gomes envelope

PublicaÇÕes relacionadas

Comentário Fechado.