Os trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev no Rio de Janeiro debateram e aprovaram hoje, em assembleia realizada na sede do Sindpd-RJ, a pauta de reivindicações regional dos trabalhadores e trabalhadoras.
Na mesma assembleia foram eleitos os delegados à Plenária Nacional de Campanha Salarial da Fenadados. A chapa única Somos Sindpd-RJ, Somos Fortes, recebeu a quase totalidade dos votos (houve apenas uma abstenção). Foram eleitos os trabalhadores Celso Dias Santana e Lazaro José Vieira de Sant'Anna.
A lógica da Plenária é a seguinte: cada estado aprova a pauta de reivindicações regional, e esta é levada para debate e aprovação por parte de todos os delegados eleitos. A partir desse debate é construída a pauta nacional, que será entregue à Dataprev.
Campanha Salarial 2014/2015 tratará de todas as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho
Desde 2011 não há negociação envolvendo a totalidade do Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados da Dataprev, que tiveram sistematicamente suas reivindicações levadas a Dissídio Coletivo, com intermediação do Tribunal Superior do Trabalho.
Em 2013, os trabalhadores e a Dataprev aceitaram a proposta de conciliação formulada pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Barros Levenhagen. A proposta de conciliação aceita pelas partes reabriu a possibilidade de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho já em 2014.