#SomosTodosSerpro O Brasil precisa do Serpro

A representação dos/as trabalhadores/as do Serpro se reuniu com o presidente da empresa, Marcos Mazoni, na manhã desta sexta-feira (11), na sede da Fenadados, em Brasília. A reunião, que durou quase quatro horas, teve o objetivo de esclarecer as notícias de que oito das 11 regionais da empresa seriam fechadas e se haveria demissões em razão dessa e outras mudanças. Participaram representantes de sindicatos de todo o Brasil.

Mazoni foi categórico em dizer que não haverá demissões e nem fechamento de regionais e escritórios. “Estou no Serpro desde 2007, e na minha gestão nunca houve demissões. Pelo contrário, contratei quatro mil trabalhadores, mão de obra muito importante para a empresa”, afirmou.

De acordo com o presidente do Serpro, o Conselho de Administração – formado por quatro membros indicados pelo Ministro da Fazenda, o diretor presidente do Serpro e um membro indicado pelo Ministro do Planejamento Orçamento e Gestão – estuda formas de reduzir os custos da empresa, e fez alguma das sugestões vazadas pela imprensa. No entanto, ficou decidido que cabe ao Serpro fazer um estudo e apresentar medidas para otimizar a empresa, tornando-a mais ágil e inovadora – demanda dos clientes. “Precisamos criar mais uma regional em Manaus, e não fechar. Até porque fechar regionais afetaria a capacidade produtiva do Serpro”.

Marcos Mazoni também negou que haverá fusão entre Serpro, Dataprev e Telebras. Segundo ele, o que há é a negociação de um acordo de parceria entre as três empresas, visando a otimização dos serviços prestados e compartilhamento de tecnologia e estruturas. “Na próxima semana, haverá uma reunião entre os presidentes das três empresas e o diretor do DEST”, contou.

Com a realização desta reunião, ficou acertado um novo encontro entre representantes dos/as trabalhadores/as e a presidência do Serpro para o próximo dia 16/12, às 14h, na sede da Fenadados.

Avaliação da representação

Apesar de Mazoni ter afirmado que enquanto estiver presidente da empresa não haverá demissão, os/as trabalhadores/as tem que ficar em alerta, pois esta é uma posição individual. A intenção política de enxugamento está posta. Portanto, os/as trabalhadores/as devem atender o chamado à luta. No próximo dia 18 de dezembro/2015, ocorrerá atos em frente a todas as unidades do Serpro.

Fonte: Fenadados

Acompanhem o facebook da Fenadados e do Sindpd-RJ!

#OBrasilPrecisaDoSerpro