Unisys Brasil – Carta de oposição à Contribuição para Custeio Sindical

Após o encerramento da Campanha Salarial dos trabalhadores e trabalhadoras da Unisys Brasil, é cobrada a Contribuição para Custeio Sindical, conforme aprovado na assembleia que abriu a Campanha e expressamente regulamentado no Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2022, cláusula 54ª. O desconto previsto é de 50% de um dia de trabalho, calculado sobre o salário-base, o que equivale a 1,66% do salário, descontado uma única vez.

Contribuição da categoria é fundamental para a sobrevivência do Sindicato e da Federação

Ao transformar o imposto sindical em algo inexistente em termos tributários (um imposto facultativo…), o governo, ao aprovar a reforma trabalhista em 2017, fragilizou as entidades representantes dos trabalhadores e trabalhadoras, que tiveram queda vertiginosa em sua receita. E sem esta receita, não há como manter as várias conquistas em favor da categoria.

Basta dizer que sindicato fraco ou sem condições pode prejudicar todas as lutas dos trabalhadores, sejam elas de cunho negocial ou de enfrentamento por manutenção de direitos e empregos. Ou seja, tudo que você, trabalhador, conquistou ATRAVÉS DO SEU SINDICATO, no combate a irregularidades nas empresas, por ações judiciais vitoriosas,  Acordos Coletivos de Trabalho e de PLR fica seriamente ameaçado.

A sustentação da entidade, portanto, é interesse direto dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria, seja através da sindicalização e/ou da contribuição negocial.

Os trabalhadores e trabalhadoras poderão, caso se oponham ao desconto, apresentar Carta de Oposição ao Desconto para Custeio Sindical. Este ano excepcionalmente, em virtude da pandemia de Covid-19, a entrega das cartas dos trabalhadores e trabalhadoras da Unisys Brasil no Rio de Janeiro será virtual, por e-mail, para o endereço eletrônico serjao.barros@sindpdrj.org.br.

O período para envio da carta vai de 03 de junho ao dia 12 de junho de 2021, até as 17 horas.

As cartas deverão conter o texto a seguir, que deverá ser copiado, colado e devidamente preenchido em suas lacunas:

Rio de Janeiro, __  / junho /2021

Ao Sindpd-RJ

Carta de oposição ao desconto da Contribuição para Custeio Sindical

Eu,(nome)___________________________________________________________, ID ___________________________________, trabalhador(a) da Unisys Brasil, CNPJ  nº 33.426.420/0001, ocupando o cargo de _____________________________, informo que me oponho ao desconto de 50% de um dia de trabalho, de uma só vez, a título de Contribuição para Custeio Sindical.