Dataprev – trabalhadores do RJ rejeitam proposta da empresa e declaram estado de greve

Os trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev no Rio de Janeiro decidiram hoje, em assembleia realizada virtualmente pelo Sindpd-RJ, rejeitar a proposta da empresa para a Campanha Salarial.

A deliberação mantém a pauta de reivindicações e aprova entrar em estado de greve, em resposta à intransigência da Dataprev na negociação, dentro do ACT, do Teletrabalho.

Assembleias regionais estão sendo realizadas em outros estados, e a decisão final da categoria será informada após o cômputo de todos os resultados.

Negociação sobre a PLR 2022 está no TST para mediação

A representação dos trabalhadores e trabalhadoras ingressou com pedido de mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em virtude da negativa da Dataprev em manter o processo negocial.

Conforme já publicamos anteriormente, da forma que está apresentada, a proposta da empresa representa uma perda no valor linear da ordem de aproximadamente R$3.000,00 para aqueles que ganham menos, ou seja, 50% a menos que a distribuição fixa recebida em 2022, porque com 60% de linearidade, cada trabalhador receberia, com base no lucro atual da empresa, cerca de R$6.000,00 fixos + a parcela proporcional. Se a proposta deste ano for aprovada, cada trabalhador receberá aproximadamente cerca de R$3.000,00 fixos + a parcela proporcional, que depende de metas e outros fatores.

Para se ter uma ideia, com a atual proposta da empresa, os trabalhadores que recebem salários menores ganharão, em média, três vezes menos que aqueles que percebem salários maiores.

A expectativa é que, na mediação do TST seja possível alcançar uma distribuição mais justa do que a que Dataprev quer impor à categoria.