Dataprev – Comando Nacional aprova indicativo de buscar mediação no TST

O Comando Nacional de Campanha Salarial dos trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev se reuniu, de forma virtual, no dia 17 de setembro, para debater estratégias para avançar nas negociações da PLR 2024 e na Campanha Salarial 2024/2025.

Os representantes do Sindpd-RJ no Comando Nacional defenderam a proposta aprovada pela categoria no Rio de Janeiro, que é de aprovar a PLR 2024 com o compromisso das representações de empreender esforços políticos para que sejam incluídos na distribuição da PLR os empregados cedidos a outros órgãos.

Após longo debate, ficou decidido, de forma consensual, que os estados que ainda não realizaram assembleias deliberativas o façam até o dia 30 de setembro, para que sejam ouvidos os trabalhadores e trabalhadoras sobre os assuntos em pauta.

O indicativo do Comando Nacional é de encaminhar tanto a negociação da PLR como a da Campanha Salarial para o TST, para tentar uma solução para o impasse nesses processos negociais.

Lembramos que o Sindpd-RJ já realizou assembleias deliberativas tanto para a PLR como para a possível pedido de mediação ao TST para a Campanha Salarial (foi aprovado no 05/02/24 a autorização de busca de mediações caso ocorra, por parte da empresa, movimentações que expressem o interesse em retirada de direitos e/ou implementação da Reforma Trabalhista via Acordo Coletivo de Trabalho).

É importante esclarecer que, apesar do posicionamento firme da diretoria do Sindpd-RJ, que defende a aprovação imediata do acordo da PLR, as assembleias estaduais que ainda serão realizadas é que darão o resultado final no que diz respeito à decisão da categoria como um todo. Isso acontece em virtude do princípio da Unicidade Sindical, que estabelece que cada sindicato equivale a um voto, independentemente da quantidade de trabalhadores e trabalhadoras que representa.

Assim que os sindicatos que ainda não realizaram assembleias ou que tenham feito apenas assembleias informativas, realizem as deliberativas para que os trabalhadores e trabalhadoras apresentem seus votos, traremos informações no site do Sindpd-RJ.