Tecnologia verde visa desenvolvimento sustentável para o planeta

A Computação Verde é utilizada para o estudo e práticas do uso eficiente dos recursos computacionais. O objetivo principal é satisfazer o "triple botton line" (equilíbrio no desenvolvimento dos três pilares: econômico, social e ambiental). Para Ivonísio Mosca, diretor de informática do Sindpd-Ce, em sua explanação, as especificidades de cada atividade em relação ao tema ambiental incluem os problemas vindos também com a tecnologia. “Nossa responsabilidade é colocar pontos fundamentais para que a tecnologia se torne social e politicamente correta, que a computação não tenha somente características instrumentais, mas que afirme posições políticas. É importante sabermos que não há energia 100% limpa” afirma ele.

Paulo Renato Carvalho Dias, trabalhador da IplanRio, gestor e educador ambiental e ex-diretor do Sindpd-RJ, afirma que é de extrema importância fundamentar os encontros, seminários e palestras sobre a questão de Gestão Ambiental, Pública e Lixo Eletrônico. “Já existe uma Política Nacional de Resíduos Sólidos que une proteção ambiental à inclusão social. A Lei já foi sancionada pelo governo Lula. Precisamos conhecê-la e defendê-la e, assim, colocarmos em prática em nossas vidas, em nosso meio ambiente” ressalta Paulo.

Paulo Renato participou do evento representando o Sindpd-RJ, pela base.

Com informações do Sindpd-CE