Sindpd-RJ lidera manifestação com trabalhadores do Proderj na Seplag

Trabalhadores do Proderj realizaram hoje (15) manifestação para reivindicar a retomada da mesa que foi paralisada pelos representantes do governo, antes de finalizar a avaliação dos pedidos feitos pelos trabalhadores na pauta de reivindicações apresentada ao governo (Casa Civil e Secretaria de Planejamento e Gestão).

Na manifestação os trabalhadores ressaltaram que o descaso com o Proderj se torna maior a cada ano, devido ao governo não realizar concurso público e não valorizar os trabalhadores que estão há muito tempo dentro da autarquia, o que faz com que a categoria fique desestimulada.

O esvaziamento do Proderj é um dos pontos fundamentais que a categoria luta para interromper. O último concurso realizado no Proderj foi em 2002, ou seja, não há renovação de quadros. Além disso, aproximadamente 60% dos trabalhadores da autarquia estarão aposentados no próximo ano e, ao invés de nomear, através de concurso público, novos funcionários, a atitude do governo foi chamar esses aposentados para virarem extraquadro.

Outro ponto fundamental é o piso salarial aplicado no Proderj, que se encontra abaixo da média estipulada para a categoria dos trabalhadores de Tecnologia da Informação, o que se transforma em mais um fato que afirma o descaso do governo com os trabalhadores. Sem contar as terceirizações e o critério de meritocracia que está sendo implantado.

Outra insatisfação dos trabalhadores é a insistência do governo em mantê-los no Banerjão. A categoria alega que o prédio não é apropriado para o desenvolvimento do trabalho, devido às más condições de infraestrutura e segurança.

A reivindicação dos trabalhadores é que haja uma resposta do governo para a categoria, e não o jogo de empurra-empurra que acontece há quase 10 anos. A intenção é continuar com a mesa que foi paralisada no ano passado, e terminar a negociação das pautas de reivindicações apresentadas. Porém, sem a movimentação do próprio Presidente do Proderj é complicado que haja uma harmonia nas solicitações colocadas na pauta de reivindicações.

No encontro que os trabalhadores conseguiram obter com o Secretário de Planejamento e Gestão Sérgio Ruy, ficou sinalizada uma reunião com o Subsecretário César Medeiros, para tratar da pauta de reivindicações dos trabalhadores do Proderj. As representações tentarão que o encontro aconteça na próxima semana, entre os dias 18 e 22/06. É aguardar para ver e crer…

[slideshow id=14 w=450 h=400]