IplanRio radicaliza contra as representações dos trabalhadores

A IplanRio apresentou, na 3ª mesa de negociação da campanha salarial, proposta inaceitável, que visa reduzir direitos e enfraquecer a representação dos trabalhadores. A maioria das cláusulas novas foi negada, o que salienta a falta de vontade política de negociar ganhos para os trabalhadores e economia para os cofres públicos, como a cláusula que trata de capacitação, negada pela Empresa, além da que trata de colaboração em processos judiciais, que ainda está em estudo.

Além de negar reivindicações novas, a direção da IplanRio quer, por exemplo, acabar com a liberação de dirigentes sindicais e diminuir o período de liberação de OLTs e de dirigentes da Assisplan. Isso significa, na prática, extinguir qualquer trabalho das representações em prol da categoria. Tal proposta, antidemocrática, retira direitos históricos já adquiridos e só encontra paralelo em governos ditatoriais.

O Sindpd-RJ manifestou sua discordância com a proposta da IplanRio, e fez constar em ata: “o Sindicato discorda das alterações propostas, por entender que interfere na representatividade sindical, o que, a longo prazo, resultará na sua extinção.”

A próxima mesa de negociação está marcada para o dia 12 de julho. Antes disso, em dia a ser definido, o Sindicato realizará reunião informativa com os trabalhadores, para troca de ideias e informações.

Confira a ata da mesa e a planilha de sistematização das cláusulas já debatidas.