Software Livre: O que é o ODF e a sua importância

O primeiro evento do Ciclo de palestras sobre Software Livre promovido pelo Sindpd-RJ em parceria com a Associação Libre de Técnicas Abertas (Alta), focou o tema “O que é o ODF e a sua importância”.

Para demonstrar a importância da adoção de programas de código aberto, que podem ser manuseados livremente, a palestrante Eliane Domingos lembrou: “o que as empresas têm de mais valor são os seus dados”. Ela deu o exemplo do problema gerado para milhares de empresas pelo editor de textos Carta Certa, que chegou a dominar 40% do mercado brasileiro no final dos anos 80, até ser tirado de linha na década de 90. Com a retirada do software, que era fechado (proprietário), seus usuários passaram a encontrar enormes dificuldades de manipular os dados gerados por ele, e até hoje o problema persiste. Com softwares abertos (livres) este problema não acontece.

O deputado Robson Leite (PT-RJ) autor do Projeto de Lei nº 152/11, que estabelece a adoção do padrão aberto de documentos, ou ODF (Open Document Format), nos órgãos da administração pública estadual, participou da palestra e afirmou que a Petrobras, de onde é funcionário licenciado, “economiza R$ 15 milhões por ano pela adoção do software livre”. Robson defende o uso do software livre como “fundamental para garantir o livre acesso às informações e documentos, agora e em longo prazo, com independência de fornecedores e softwares”.

A próxima palestra do projeto será no dia 11 de julho, quando Eliane Domingos falará sobre “The Document Foundation e o LibreOffice”.

[slideshow id=15 w=450 h=400]