1° Encontro de Pré-Vestibulares Comunitários e Coletivos de Educação Popular/RJ

O I Encontro de Pré-vestibulares Comunitários e coletivos de Educação Popular está sendo organizado e debatido coletivamente desde o início de 2011. Participam dessa construção coletiva alguns prés e grupos, mas é necessário articular e agregar muitos outros. Assim, o objetivo desse encontro é fortalecer a solidariedade entre diferentes organizações de educação e resistência popular, movimentos sociais, sindicatos e outros coletivos envolvidos dedicados à organização de pré-vestibulares populares. O primeiro encontro para que as pessoas se conheçam, compartilhem propostas, métodos, confraternizem e pensem coletivamente o que fazer, respeitando suas realidades e práticas.

Os organizadores falam dos objetivos do encontro:

“A articulação entre os prés tem como objetivo que nos conheçamos melhor, compartilhemos dificuldades, experiências e alternativas para as nossas diferentes realidades, e aquilo que temos em comum. No encontro estarão presentes professores, alunos, apoios e tantos outros envolvidos no cotidiano das organizações.

Quais são nossas dificuldades? O que (como, por que, onde) fazemos hoje?

Quais são nossas propostas político-pedagógicas? O que pensamos para solucionar os problemas e avançar para uma educação cada vez mais popular, emancipatória e coletiva?

No dia 3 de julho, dividiremos um café da manhã, nos apresentaremos, conversaremos e discutiremos sobre a educação e nosso papel diante dela, e o que desejamos para melhor nossa organização. Teremos um almoço compartilhado, pois o fazer do alimento, de organização e limpeza do espaço para o Encontro também é pedagógico. Todos e todas devem ter a oportunidade de assumir as tarefas necessárias para a construção do poder popular.”

Participaram desta construção:

·         Pré para Trabalhadores (Sindpd-RJ)

·         Pré Solidariedade (CCS/MTD pela base)

·         Pré Machado de Assis (GEP)

·         Pré Martin Luther King

·         Associação Mangueira Pré-Vestibulares (AMV)

·         Pré Unirio

·         Pré Praxis

·         Museu da Vida

·         Vila Isabel Vestibulares (VIVE)

Contribuição sugerida: R$ 2,00 (não obrigatório)

Para o café da manhã a organização solicita que os participantes tragam algo para compartilhar: frutas, sucos, biscoitos etc.

Inscrições com Alessandro (Comissão de Secretaria)